Em nova atuação marcante de Endrick, Brasil empata com a Espanha no Santiago Bernabéu

Com pênaltis questionáveis a favor dos donos da casa, seleção brasileira fica na igualdade com os espanhóis no Santiago Bernabéu

O jovem Endrick entrou no segundo tempo e mudou a cara do jogo para o Brasil | Pierre-Philippe MARCOU / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Depois de um início de jogo apagado e após estar perdendo por 2 a 0, a entrada de Endrick fez a diferença para a seleção brasileira, que acabou empatando com a seleção espanhola em 3 a 3, em Madrid, no estádio Santiago Bernabéu, nesta terça-feira (26). A partida foi movimentada e marcada por pênaltis polêmicos.

O garoto de 17 anos novamente foi decisivo para mudar o perfil inibido do futebol da seleção brasileira no segundo tempo e buscar o empate por 3 a 3 em sua futura casa, o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, clube que comprou o atacante junto ao Palmeiras e ao qual ele se apresenta em julho. A arbitragem, por sua vez, teve atuação decisiva ao marcar pênaltis contestáveis para os espanhóis.

O amistoso foi alinhado entre as federações dos dois países tendo o combate ao racismo como foco. "Uma só pele, uma só identidade" foi a frase escolhida como lema. Vinícius Júnior, do Real Madrid, é alvo recorrente de insultos na Espanha. Uma equipe de seguranças foi posicionada no estádio para fiscalizar eventuais atos racistas.

O JOGO

O Brasil iniciou o jogo com a mesma formação que entrou em campo contra a Inglaterra, no domingo. Endrick, que marcou o gol do triunfo em Londres, ficou no banco. Já o técnico da Espanha, Luis de la Fuente, colocou em campo desde o início o jovem Lamine Yamal, joia do Barcelona, de 16 anos.

Desde os primeiros movimentos, a seleção espanhola impôs seu estilo de muita posse de bola, pressionou desde o início e encurralou o Brasil. A chegada da seleção espanhola à área brasileira acabou gerando um pênalti, questionável a favor da Espanha, o jogo não teve auxílio do VAR. Rodri bateu no meio do gol e pôde comemoram o placar inaugurado, aos 12 minutos.

A Espanha ainda ampliou o placar aos 36 minutos, quando Dani Olmo recebeu passe pelo lado direito da grande área, colocou a bola entre as pernas de Beraldo, deixou Bruno Guimarães na saudade e anotou um golaço. Já no finalzinho do primeiro tempo a seleção brasileira descontou após falha na saída de bola da Espanha. O goleiro Unai Simón saiu errado, a bola sobrou para Rodrygo, que mandou de cobertura, diminuindo a vantagem espanhola.

O segundo tempo foi marcado pela entrada de Endrick, no lugar de Raphinha. E logo aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante do Palmeiras pegou a sobra, bateu de primeira, empatou a partida e marcou o seu primeiro gol da casa do Real Madrid, que será a sua casa, a partir de julho.

Aos 25 minutos Vini Júnior foi substituído e saiu aplaudido de pé pelos torcedores no estádio merengue. No fim da partida, aos 42 minutos, a Espanha se recolocou em vantagem com um novo pênalti. Rodri bateu e fez mais um. No apagar das luzes, quando tudo parecia decidido, um pênalti para o Brasil. Galeno foi derrubado e Paquetá deixou sua marca, aos 51, igualando o placar e dando números finais à partida.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES