Pelo percurso de 115 km, um dos menores das cinco etapas já realizadas no Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, poderia se pensar que o Enduro do Corisco seria uma etapa mais light. Não foi, ao contrário, além de ter acontecido no início do período tenebrosamente mais quente do ano, no nosso BR-o-Bró, a prova foi muito técnica, com mais de 4h30 de duração e até mais dependendo da categoria. Os pilotos de moto tiveram que suar a vestimenta de endurista e usar muita perícia para superar cada obstáculo e todas as trilhas travadas, com subidas, pedras, areia em um trecho pouco conhecido dos competidores piauienses, a região do município de Monsenhor Gil, a 56 km ao sul da capital Teresina.
Com organização da Equipe Podium OffRoad e apoio da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), entidade que homologa e supervisiona as competições do calendário piauiense de motociclismo, e do Teresina Trail Clube (TTC), o Enduro do Corisco deixou o gosto de satisfação e de disputas cada vez mais acirradas no campeonato, que começa a se afunilar, faltando apenas mais duas etapas para o encerramento. A prova teve largada e chegada no Balneário Natal, logo na entrada do município. No primeiro quilômetro, subidas com pedras, cascalhos e uma pequena serra já para deixar piloto atrasado e tendo que acelerar para não perder os PCs ou Postos de Controle seguintes. Os PCs são as marcações que a organização marca no trecho da prova e onde os competidores devem passar zerados para não perderem os valiosos pontos, tudo é monitorado por satélite, já que os competidores carregam consigo equipamentos que serão descarregados no computador e visualizados, ao fim da prova, pela equipe de apuração. Em cada um desses pontos, que são desconhecidos dos pilotos, eles devem passar no tempo exato de prova, nem atrasado e nem adiantado, caso contrário perdem pontos.
Mas se a prova foi muito técnica e com alto grau de dificuldade, pois o sol forte e o tempo muito abafado já trazem um desgaste a mais para os pilotos, também teve muitos problemas que tirou alguns pilotos da disputa e até da liderança. A começar, um dos líderes da categoria Sênior, piloto de Teresina Lucas Matos, cometeu um erro ao largar sem a programação da prova. Logo no primeiro quilômetro da competição ele percebeu e voltou para a largada para inserir os trechos no seu computador de bordo; o piloto muito experiente perdeu obviamente os primeiros PCs, mas seguiu firme na prova, para recuperar os trechos perdidos e conseguiu, ficou na 2ª colocação. “Foi um vacilo, mas foi uma das melhores provas do nosso campeonato. Show”, descreveu. O terceiro colocado na prova na categoria Júnior, Marcos Vinicyus Santos, também concordou. “Foi uma prova para homem, incisiva para um bom campeonato”.
Outro que se deu mal foi o piloto da categoria Júnior e o líder do campeonato até esta etapa, Tafarel Guimarães. No transporte de sua moto até Monsenhor Gil, a mesma se desprendeu do reboque e desceu do carro, teve vários acessórios danificados e ele não pôde largar, o que fez o piloto lamentar a falta de sorte. Problemas também teve Lenilson Viana, da categoria Sênior, que abandonou a prova já nos trechos finais após um problema no motor, que fez a moto fumaçar muito em boa parte da prova. Roberto Santos Filho, também da categoria Sênior, abandonou também a prova por problemas mecânicos. Até a 5ª etapa, Roberto estava em 4º no campeonato.
A região de Monsenhor Gil possui formações rochosas e é cercada ainda de mata virgem, o que proporciona à região condições ideais para a prática do enduro e outros esportes de aventura em solo. Um dos pontos marcantes da etapa foi a parada técnica de 20 minutos no Balneário Poço Azul, um pequeno paraíso de águas cristalinas que possuem um tom azulado e ideal para um mergulho refrescante.
Agora, os competidores precisam aguardar a divulgação do ranking do campeonato para buscarem recuperar alguns pontos nas etapas finais. A próxima será em Picos, com o Enduro do Mel, que também valerá como etapas do Campeonato Brasil Nordeste de Enduro de Regularidade, evento homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo. Outras informações, como classificação e ranking no site da CBM (www.cbm.esp.br) e www.facebook.com/fmpiaui
RESULTADO DO ENDURO DO CORISCO 2016 – 6ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE ENDURO DE REGULARIDADE
SÊNIOR
1º - Luiz Lobão C. Branco Filho
2º - Lucas Matos
3º - Lauro Rodolpho SoaresLopes
4º - Roberto Santos Ferreira Filho
5º - Lenilson de Freitas Viana
JÚNIOR
1º - Gerson Monteiro de Morais
2º - Alexandro Marinho Oliveira
3º - Marcos Vinicyus Santos
4º - Rondnele Oliveira Costa
NOVATO
1º - Alan Jonathan Teixeira
2º - Carlos Augusto Rodrigues Júnior
3º - Lucas Rodrigues Gayoso
4º - Bruno Moraes e Silva
MOTO RALLY
1º - Caio César Sales Araújo
2º - Flávio Costa Albano Ferreira
3º - Patrick Parry Carneiro
4º - Antomar Neto
5º - Wanderson Pablo Lima da Silva