A carreira de um jogador de futebol muitas vezes enfrenta obstáculos difíceis de superar. Problemas pessoais, abuso de álcool e drogas podem arruinar uma trajetória promissora ou prejudicar atletas com grande potencial.
Alguns casos são marcantes e trágicos, como o de Valdiram, ex-Vasco. Na Europa, Adrian Mutu foi obrigado a indenizar o Chelsea após ser reprovado em um teste antidrogas.
Atletas que enfrentaram problemas na carreira:
Adriano
Conhecido como o Imperador, chegou a ser um dos melhores atacantes do mundo. No entanto, sua carreira não atingiu o auge esperado. Adriano revelou que enfrentou problemas com o alcoolismo após a morte de seu pai.
Jobson
Destaque com a camisa do Botafogo, Jobson foi flagrado em um exame antidoping em 2010 e admitiu o uso de crack, resultando em uma suspensão de dois anos. Em 2014, quando atuava na Arábia Saudita, recusou-se a fazer outro exame antidoping e foi suspenso por quatro anos.
Cicinho
O ex-lateral-direito que brilhou no Real Madrid e na Seleção Brasileira enfrentou problemas com o alcoolismo entre 2009 e 2010 e lutou para superar a dependência.
Valdiram
drogas, especialmente cocaína. Seu fim foi trágico: ele foi encontrado morto em situação de rua, em São Paulo, em 2019.
Atacante que ganhou destaque no Vasco em 2006, Valdiram acabou se perdendo no mundo dasMichael
Considerado uma grande promessa no Fluminense, Michael teve sua carreira interrompida em 2013 devido a uma suspensão por uso de cocaína. Atualmente, aos 27 anos, ele joga no Vasalunds, da Terceira Divisão da Suécia.
Lopes
Meia-atacante que despontou no Palmeiras, Lopes viu sua carreira ser prejudicada por um doping positivo devido ao uso de cocaína. Não conseguiu alcançar o sucesso esperado, mas ainda passou por clubes como Flamengo, Fluminense e Santos.
Adrian Mutu
Um dos maiores astros do futebol romeno, Adrian Mutu foi condenado nesta terça-feira (02) pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) a pagar uma multa de 17 milhões de euros (aproximadamente 76 milhões de reais) ao Chelsea, seu ex-clube, devido a um caso de doping.
Em 2004, quando ainda jogava pelos "Blues", Mutu foi reprovado em um teste antidoping, que detectou a presença de cocaína em seu organismo, levando à rescisão de seu contrato e à longa batalha judicial.