O Botafogo recebe o Vasco nesta terça-feira (5), no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em momentos distintos na competição, os dois clubes estão na parte de cima da tabela e seguem na disputa. Apesar de liderar o campeonato e atravessar uma fase histórica, o Botafogo enfrenta dificuldades nos confrontos contra o Vasco, seu arquirrival carioca, desde o início da Era SAF.
Entre os rivais do Rio de Janeiro, o Vasco é quem o Botafogo menos enfrentou desde a chegada de John Textor, com apenas seis jogos realizados: duas vitórias, um empate e três derrotas, o que representa um aproveitamento de aproximadamente 38%, o mais baixo entre os confrontos regionais.
Nos clássicos contra o Fluminense, o Botafogo tem seu melhor desempenho desde 2022, com um histórico de 11 jogos, somando sete vitórias, um empate e três derrotas. Com aproveitamento de 66%, o Glorioso mantém uma invencibilidade de sete jogos contra o Tricolor, incluindo uma sequência de seis vitórias consecutivas.
Contra o Flamengo, o retrospecto é mais equilibrado. As equipes se enfrentaram nove vezes nos últimos dois anos, com quatro vitórias do Botafogo e cinco derrotas, o que representa um aproveitamento de 44%. O Alvinegro, no entanto, vem de duas vitórias consecutivas contra o Rubro-Negro, incluindo uma goleada por 4 a 1.
Mesmo com o bom momento no Brasileirão, o clássico contra o Vasco, conhecido como Clássico da Amizade, continua sendo um desafio para o Botafogo. Confira o retrospecto recente dos confrontos:
- Vasco 0 x 1 Botafogo - Carioca 2022
- Vasco 2 x 0 Botafogo - Carioca 2023
- Botafogo 2 x 0 Vasco - Brasileirão 2023
- Vasco 1 x 0 Botafogo - Brasileirão 2023
- Vasco 1 x 1 Botafogo - Brasileirão 2024
Apesar do histórico, os torcedores do Botafogo podem se apoiar em um bom desempenho sob o comando do técnico Artur Jorge, que ainda não perdeu nenhum clássico desde que assumiu a equipe. No Brasileirão 2024, o treinador comandou o time em cinco clássicos, obtendo quatro vitórias e um empate, justamente contra o Vasco, em São Januário.
Nesta terça-feira, o Glorioso, com 64 pontos e na liderança isolada do campeonato, busca manter a distância do segundo colocado Palmeiras, que tem 61 pontos. O confronto está marcado para as 21h30 (horário de Brasília), com a expectativa de uma grande disputa em campo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X VASCO-RJ
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de novembro de 2024 (Terça-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA-PR)
BOTAFOGO: John, Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Jefferson Savarino.
Técnico: Artur Jorge
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, Léo, Maicon e Lucas Piton; Mateus Carvalho, Hugo Moura, Puma Rodríguez e Dimitri Payet; Emerson Rodríguez e Pablo Vegetti.
Técnico: Rafael Paiva