Marcada para as 21h30 desta terça-feira, a partida entre Sporting Cristal e Flamengo, pela primeira rodada do Grupo H da Libertadores, em Lima, ganhou ares de incerteza. Em meio a protestos da população e instabilidade social no Peru, o presidente Pedro Castillo determinou toque de recolher na capital até as 23h59 desta terça.
Por lá, cresce a possibilidade de adiamento da partida, especialmente após declarações do Ministro da Justiça, Félix Chero. Em entrevista à rádio "Exitosa", ele falou abertamente em "reprogramar" o confronto, marcado para o Estádio Nacional.
— O jogo terá que ser reprogramado. Não esqueçamos que em medidas excepcionais, há ações extraordinárias a serem adotadas. Uma partida de futebol não pode estar acima da tranquilidade do país — afirmou.
Qualquer adiamento de partidas na competição depende de acordo entre os clubes e a Conmebol. A confederação ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
A turbulência local se dá pelo aumento da inflação, em especial com os preços dos combustíveis e fertilizantes subindo, o que tem impactado toda a economia do país. Nos últimos dias, houve protestos em cidades e rodovias próximas à capital, que terminaram com pessoas detidas.