O lendário jogador de futebol Pelé tem agora a presença permanente na língua portuguesa. O Michaelis, um dos principais dicionários do Brasil, já incluiu o nome do Rei do Futebol como verbete em sua edição digital e também nas próximas versões impressas do dicionário.
Desde abril, o canal de esportes Sportv tem trabalhado em conjunto com a Pelé Foundation na campanha "Pelé no dicionário", que visa homenagear o ícone do esporte, que faleceu em dezembro do ano passado, e reconhecê-lo como referência em outras áreas além do esporte.
Veja o verbete:
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.
Durante o Summit Sports, evento realizado no Pacaembu nesta quarta-feira, Pelé foi homenageado mais uma vez. A família do Rei do Futebol recebeu uma placa com o verbete do dicionário.
A campanha já ultrapassou 125 mil assinaturas e busca imortalizar Pelé como um adjetivo sinônimo de excepcional, incomparável e único. Ou seja, "o melhor" em qualquer área. A iniciativa foi criada pela agência End to End, com consultoria da Miami Ad School e curadoria da Memorabília do Esporte.
Em resumo, ser o "Pelé" significa ser maior do que todos os outros, uma referência de grandeza, inigualável, sinônimo de excelência e único.