
A Seleção Brasileira pode ter uma novidade inesperada na formação titular para enfrentar a Colômbia. O técnico Dorival Júnior trabalha com a ideia de um jogador mais fixo no ataque, dando suporte aos pontas e permitindo maior profundidade aos laterais. A decisão final será tomada no treino desta quarta-feira (19), no Mané Garrincha.
Surpresa no ataque
O escolhido para a função deve ser João Pedro, atacante do Brighton. O ex-Fluminense teve minutos no time principal nos últimos treinos e se encaixa no perfil desejado por Dorival. Contra uma defesa colombiana de forte imposição física, a presença de um centroavante pode ser determinante para a estratégia da equipe.
Savinho chegou a ser testado na equipe titular, mas a comissão técnica optou por um controle de carga devido ao desgaste da última rodada nos clubes europeus. Com isso, João Pedro ganhou espaço e deve ser confirmado como titular.
Mudança tática e movimentação
Dorival Júnior projeta a equipe no esquema 4-4-2, com João Pedro sendo a referência ofensiva. A ideia é que Vini Júnior e Rodrygo tenham liberdade para se movimentar, alternando entre o meio e as laterais, permitindo que Guilherme Arana e Vanderson avancem pelos corredores.
O desenho tático busca maior equilíbrio ofensivo e melhor aproveitamento das jogadas laterais, explorando a velocidade dos pontas e a presença de área do novo titular.
Escalação
A provável formação para o jogo contra a Colômbia conta com
- Alisson (GOL)
- Vanderson (LD), Marquinhos (ZG), Gabriel Magalhães (ZG) e Guilherme Arana (LE)
- Bruno Guimarães (VOL), Gerson (VOL), Raphinha (MC) e Rodrygo (MC)
- Vini Júnior (ATA) e João Pedro (ATA)
A Seleção ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias e pode encerrar a Data FIFA tanto na vice-liderança quanto em sétimo lugar, dependendo dos resultados. O duelo contra a Colômbia acontece nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha. Na terça-feira, a Argentina será o próximo desafio, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.