O ex-atacante do Vasco Valdiram foi encontrado morto com sinais de espancamento, na última sexta-feira, na região de Santana, em São Paulo. A informação foi dada, inicialmente, pelo "Brasil Urgente" da Rede Bandeirantes e confirmada pelo EXTRA. O ex-jogador tinha 36 anos e sofria de alcoolismo e compulsão por sexo e drogas.
O corpo foi encontrado sem identificação pela polícia e levado para o IML, onde ainda aguarda a reclamação por algum parente ou amigo. Apenas neste sábado, o jogador foi identificado.
Segundo amigos, ele estava morando na Cracolândia, em São Paulo. Algumas pessoas mais próximas buscavam ajuda para interná-lo numa clínica de reabilitação.
Ano passado, a reportagem do EXTRA encontrou o atacante morando sob a marquise de um restaurante falido em Bonsucesso. Dias depois, o Vasco ofereceu ajuda ao ex-jogador, que foi internado em uma clínica psiquiátrica de reabilitação.
Valdiram joga bola com Leonardo Monteiro, único amigo que o visita Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo Quatro meses depois, ele recebeu alta da clínica e ganhou uma chance no Olaria. Não durou muito. No mês seguinte, voltou para as ruas, entrou num ônibus para São Paulo e nunca mais retornou ao Rio. Ele tinha uma irmã na capital paulista.
Valdiram viveu o auge no Vasco, em 2006, quando foi artilheiro da Copa do Brasil. Naquele ano, a equipe vascaína foi vice-campeã da competição.
De 2006 a 2011, passou por 18 clubes, média de três por ano, e colecionou problemas extra-campo.