Ex-piloto de Fórmula 1, Alex Zanardi começa a sair de coma induzido

O campeão paralímpico está em coma induzido desde o gravíssimo acidente que sofreu no dia 19 de junho na região da Toscana, na Itália

O atleta de 53 anos participava de uma volta ciclística na Itália | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Hospital Universitário de Siena confirmou que o ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico Alex Zanardi começou a ser retirado da sedação que o mantém em coma induzido desde o acidente que sofreu no dia 19 de junho. Na ocasião, ele disputava uma prova de ciclismo adaptado quando entrou acidentalmente em uma via expressa e foi atingido por um caminhão. Seu estado de saúde é estável, no entanto, o boletim médico informa que a situação neurológica continua grave. Informações do site GloboEsportes.com

O atleta de 53 anos participava de uma volta ciclística na Itália

O comunicado do hospital acrescentou ainda que o ex-piloto passará por novas avaliações nos próximos dias, à medida que a sedação utilizada para mantê-lo desacordado for reduzida. Zanardi passou por um procedimento cirúrgico no dia 6 de julho, na cabeça, local onde sofreu sérias lesões devido ao acidente.

"Com referência às condições clínicas de Alex Zanardi, internado na Unidade de Terapia Intensiva de Aou Senese, a gerência da saúde, de acordo com a família do paciente, informa que a redução progressiva da sedo-analgesia foi iniciada no dia de hoje. Após a redução da sedação, serão necessários alguns dias para novas avaliações do paciente pela equipe multidisciplinar que cuida do atleta, para permitir a continuação de seu caminho terapêutico e de reabilitação. Atualmente, os parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos permanecem estáveis, o quadro neurológico permanece sério e o prognóstico permanece confidencial. Mais informações sobre as condições de saúde de Alex Zanardi serão divulgadas na próxima semana, em acordo com a família", informou o Hospital de Siena.

Bicampeão da IndyCar e dono de quatro medalhas de ouro no ciclismo paralímpico - duas delas nos Jogos Rio 2016 - o italiano Alex Zanardi perdeu as pernas em um acidente na categoria automobilística americana, em 2001. Ele chegou a correr etapas de turismo, mas se encontrou no esporte paralímpico, tornando-se ciclista e acumulando 18 conquistas em mundiais da modalidade.

O atleta de 53 anos participava de uma volta ciclística na Toscana, região central da Itália, quando acabou sendo atingido por um caminhão. Por acidente, ele entrou em uma via trafegada por veículos. Sabe-se que boa parte das lesões sofridas por Zanardi foram na cabeça, no entanto, a equipe médica responsável por ele não entra em detalhes sobre os traumas.

O cirurgião que operou o atleta após o acidente, Giuseppe Oliveri, chegou a dizer que sua condição de saúde era menos crítica que a do heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, que se acidentou quando esquiava na Suíça, em 2013. Até o momento, Alex Zanardi já passou por três intervenções cirúrgicas ao longo de quase 30 dias.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES