Na manhã desta quinta-feira (14), no Brasil e tarde na Arábia Saudita, o Fluminense fez seu primeiro treinamento para o confronto da semifinal do Mundial de Clubes. A primeira partida do tricolor, ocorre na segunda-feira (18), às 15 h (horário de Brasília), com o adversário a ser definido entre Al-Ittihad e Al-Ahly, que disputam essa vaga na sexta-feira (15).
A atividade, comandada por Fernando Diniz, teve acesso aos primeiros minutos do treino. O Fluminense está treinando no Complexo King Abdullah Sports City. A comissão técnica levou ao todo 27 jogadores, os 23 inscritos no Mundial de Clubes e outros quatro para compor o elenco. Nessa primeira atividade, ficou por conta do retorno de Samuel Xavier, que estava lesionado e deverá ser titular na segunda.
Em sua programação, o tricolor deverá fazer mais três sessões de treinamento, para o confronto da semifinal. Como já entra na semifinal da competição, o encerramento da participação é no dia 22 de dezembro, na disputa do terceiro lugar ou na grande final. Nesses jogos, o Fluminense poderá jogar contra, Manchester City da Inglaterra, grande favorito ao título, Urawa Reds, do Japão e Léon, do México.
Essa é última edição que a Fifa irá promover nesse formato, a partir da próxima temporada, o campeão da Liga dos Campeões. No futuro formato, o vencedor da Champions, irá aguardar o vencedor de preliminares que contará com os outros campeões continentes. A partir de 2025, com o Fluminense, Flamengo e Palmeiras garantido, o super Mundial de Clubes, que irá ocupar o calendário que era da antiga e extinta Copa das Confederações, que antecedia a Copa do Mundo.