Pelo segundo ano consecutivo, Neymar está entre os 23 melhores jogadores do mundo, de acordo com a Fifa e a revista "France Football". Atuando metade do ano no Santos e a outra metade no Barcelona - com uma decisiva Copa das Confederações entre a troca de clubes -, o camisa 10 da seleção brasileira apareceu na lista divulgada pela entidade máxima do futebol nesta terça-feira, dessa vez com a companhia de um compatriota: o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain.
Outro brasileiro que ganhou destaque na seleção ao prêmio Bola de Ouro foi Luiz Felipe Scolari. O comandante da seleção brasileira apareceu na lista dos 10 melhores treinadores do mundo mesmo sem ter um ano completo à frente da equipe, embora tenha conquistado a Copa das Confederações diante da Espanha de Vicente del Bosque.
Espanhóis abrem espaço para alemães
Com relação à lista do ano passado, entre os atletas, houve 11 mudanças. Deixaram o grupo de 23 melhores do mundo Didier Drogba, Gerard Piqué, Gianluigi Buffon, Iker Casillas, Karim Benzema, Mario Balotelli, Sergio Agüero, Sergio Busquets, Sergio Ramos, Wayne Rooney e Xabi Alonso. Enquanto isso, passaram a integrar a lista Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Eden Hazard, Edinson Cavani, Franck Ribéry, Gareth Bale, Luis Suárez, Philipp Lahm, Robert Lewandowski, Thiago Silva e Thomas Müller
Chama a atenção a diferença no número de espanhóis indicados com relação à lista de 2012. No ano passado, havia sete jogadores da Roja entre os 23 indicados, enquanto neste ano há apenas dois (Iniesta e Xavi). Enquanto isso, o país com mais atletas na lista é a Alemanha, muito por conta da ótima campanha do Bayern de Munique. Ao todo, são cinco alemães, sendo quatro do time bávaro - Özil, que deixou o Real Madrid para atuar no Arsenal, é a exceção.
O Bayern de Munique - campeão de tudo o que disputou na última temporada - é o clube com mais indicados (seis), incluindo Franck Ribéry, vencedor do prêmio de melhor jogador da Europa, concedido pela Uefa. Em seguida, vem o Barcelona, com quatro, e o PSG, com três atletas na lista.
Agora, treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas de cada país, votarão em uma das 23 opções de atletas. A entidade divulgará o nome dos três mais votados no começo de dezembro, enquanto o grande vencedor será anunciado apenas no dia 13 de janeiro, em evento que será realizado em Zurique. O mesmo serve para o prêmio entre os técnicos.
Confira os dez indicados para melhor treinador:
- Alex Ferguson (Manchester United)
- Antonio Conte (Juventus)
- Arséne Wenger (Arsenal)
- Carlo Ancelotti (PSG/Real Madrid)
- Jupp Heynckes (Bayern de Munique)
- José Mourinho (Real Madrid/Chelsea)
- Jürgen Klopp (Borussia Dortmund)
- Luiz Felipe Scolari (Brasil)
- Rafa Benítez (Chelsea/Napoli)
- Vicente del Bosque (Espanha)