O Flamengo deve disputar a sua primeira partida em 2010 sem alguns de seus principais jogadores que brilharam na conquista do hexacampeonato brasileiro, em 2009.
Entre as possíveis ausências para a estreia do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, contra o Duque de Caxias, no domingo (17), está o meia Petkovic, que foi liberado para passar o final do ano em seu país natal a Sérvia e só deve se reapresentar neste domingo (10).
Outro que pode não jogar é o zagueiro Ronaldo Angelim, autor do gol do título nacional na vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio. Ele renovou seu contrato apenas na sexta-feira (8), ainda terá que passar por exames médicos, e não deve ter tempo de se recondicionar fisicamente.
Desfalque quase certo é o atacante Adriano. O jogador não está participando dos treinos com os restantes do elenco na pré-temporada em Porto Feliz (SP) porque continua com um edema no pé esquerdo. Ele aproveitou o sábado (9) para fazer exercícios na sala de musculação no centro de treinamentos na cidade do interior paulista.
Já o lateral-direito Léo Moura submeteu-se a uma cirurgia para retirar um tumor benigno do nariz, na última quinta-feira (7) e nem participará da pré-temporada do time rubro-negro em Porto Feliz (SP). Contudo, ainda existe uma remota chance de ele atuar na estreia do torneio estadual.
Outras ausências certas em relação ao time que conquistou o Campeonato Brasileiro são o volante Aírton, que foi negociado com o Benfica, de Portugal, e Zé Roberto, que voltou para o Schalke 04 da Alemanha.