Na partida de vota das oitavas de final da Copa do Brasil 2023, o Flamengo fez o dever de casa e eliminou o Fluminense por 2 a 0, sem levar sustos ao longo de uma partida em que dominou as iniciativas do início ao fim. Com gols de Arrascaeta, aniversariante da noite, e de Gabigol, o rubro negro carioca eliminou o rival e ampliou a crise no time comandado por Fernando Diniz, que vem de quatro derrotas consecutivas.
O Flamengo volta a campo na próxima segunda-feira (05), novamente no Maracanã, mas dessa vez como visitante, para encarrar o rival Vasco da Gama, pela 9ª rodada do campeonato brasileiro. Já o Fluminense, que chegou a quatro derrotas consecutivas e sem marcar nenhum gol, tentará superar a crise em casa, no Maracanã, no domingo (04), quando enfrentará o Red Bull Bragantino, tambem pelo Brasileirão.
O JOGO
Com o empate em 0 a 0 na primeira partida no Maracanã, entre Fluminense e Flamengo, quando o tricolor foi o mandante do jogo, a decisão estava aberta para o jogo da noite desta quinta-feira. No entanto o Flamengo mostrou mais vontade desde o início da partida, sempre tomando a iniciativa e levando mais perigo à meta adversária. O Fluminense usou sua tática da posse de bola, mas não foi o suficiente para ameaçar o time rubro negro.
Mandante do jogo desta quinta, o Flamengo foi empurrado pela torcida que lotou o Maracanã, foram quase 70 mil pagantes. O Flamengo abusou das jogadas aéreas no começo da partida, mas não chegou a ameaçar a meta do goleiro Fábio. A resposta do Fluminense veio com o artilheiro Cano, que arriscou de longe, mas Matheus Cunha espalmou, com tranquilidade.
O aniversariante da noite, o uruguaio Arrascaeta, que chegou a ser dúvida antes do jogo, abriu o placar aos 33 minutos. Após jogada de Gerson, que lançou a bola na área, Fabrício Bruno tocou de cabeça e Arrascaeta, sem deixar a bola cair, concluiu, também de cabeça, no contrapé de Fábio, mandando no ângulo. Golaço, Flamengo na frente.
Na segunda etapa, precisando marcar pelo menos um gol para levar a partida para os pênaltis, o Fluminense tentou levar mais perigo à meta de Matheus Cunha, mas esbarrou na defesa segura do Flamengo. Ao invés disso, o Flamengo foi quem teve as melhores chances, geralmente após erros do Fluminense.
Após saída errada de Ganso, o Flamengo recuperou a bola e quase ampliou o placar com Gerson, que parou em Fábio, no rebote Éverton acertou a trave e na sobra Gabigol chutou para a defesa de Fábio. No final, o Flamengo foi premiado pela insistência. Após um chute errado de Éverton Cebolinha, a bola sobrou para Gabigol, que de primeira, na pequena área só empurrou para o fundo das redes para ampliar o placar e sacramentar a classificação do Flamengo para as quartas de final do Copa do Brasil de 2023.