O Flamengo ficou em situação delicada na primeira fase da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira. Comprometido por falhas defensivas, e enfrentando também uma forte marcação adversária, o time rubro-negro caiu diante do Olimpia no Paraguai por 3 a 2, perdeu a chance de recuperar a liderança do Grupo 3 e terminou a quarta rodada fora da zona de classificação para as oitavas de final.
Orteman abriu o placar para o Olimpia no começo do jogo desta quarta-feira. Vagner Love até empatou para o Flamengo nos primeiros minutos da etapa final, mas Zeballos e Aranda marcaram na etapa final e garantiram o triunfo dos paraguaios, que viraram líderes do Grupo 2 e complicaram os cariocas. Bottinelli ainda descontou no final, mas o belo gol do argentino não teve chances para buscar o empate.
Com sete pontos ganhos, o Olimpia saltou da terceira para a segunda posição da chave, igualando-se ao Lanús na pontuação, mas ficando atrás dos argentinos no saldo de gols (2 a 1). Já o Flamengo, que venceu somente uma partida na fase de grupos da Libertadores, continuou com cinco e caiu para o terceiro lugar.
Agora, o Flamengo terá que buscar a recuperação fora de casa para melhorar sua situação na Libertadores: o time brasileiro vai a Guayaquil na próxima quarta-feira para encarar o Emelec, lanterna da chave com três pontos. Já o Olimpia cruza a fronteira com a Argentina e, em Buenos Aires, faz o duelo de líderes do Grupo 2 com o Lanús.
O jogo
Em uma partida que começou bastante movimentada, o Flamengo foi a primeira equipe a levar perigo com um chute perigoso da entrada da área, aos 3min, que passou por cima do gol. A resposta do Olimpia saiu instantes depois, aos 5min, quando Marín testou Felipe em um chute de fora da área e obrigou o goleiro rubro-negro a espalmar para escanteio.
Os paraguaios ganharam moral e, no minuto seguinte, tiraram o zero do marcador com uma falha de posicionamento da defesa brasileira. Zeballos cobrou falta da direita e colocou na área e Orteman apareceu livre na pequena área, desviando de primeira no canto de Felipe, que sequer se moveu.
A marcação forte do Olimpia foi o grande diferencial do primeiro tempo no Estádio Defensores del Chaco, e o Flamengo teve uma boa oportunidade para tentar igualar-se no placar: aos 32min, Love tentou finalizar de primeira após cruzamento de Ronaldinho, mas chutou para fora. Já os paraguaios foram mais perigosos e deram mais trabalho para Felipe, que manteve a diferença mínima para o intervalo.
Apesar da pressão sofrida no primeiro tempo, o Flamengo voltou melhor para a etapa final e, rapidamente, buscou o empate em Assunção com somente 3min. Ronaldinho fez ótimo passe para Love, que disparou no meio da zaga do Olimpia e tocou na saída do goleiro Silva.
Mas o time de Joel Santana não soube segurar o 1 a 1 e nem o importante ponto no Paraguai para a classificação do Grupo 2. Uma nova falha da defesa rubro-negra permitiu que o Olimpia marcasse o segundo gol e recuperasse a dianteira do placar logo aos 8min. González não conseguiu cortar um chute dado de fora da área e a bola sobrou para Zeballos, que estava caído na área e se recuperou na jogada, girou e chutou no canto. Felipe até fez a defesa, mas a defesa flamenguista dormiu na jogada: enquanto os dois marcadores continuaram caídos, o meia paraguaio teve tempo de se levantar novamente, alcançar o rebote e chutar no alto, fora do alcance do arqueiro rubro-negro.
A situação flamenguista na partida ficou ainda mais complicada aos 26min. Aranda recebeu fora da área, se livrou do marcador e bateu rasteiro, com firmeza, longe do alcance de Felipe, marcando o terceiro dos paraguaios. Os visitantes ainda ameaçaram uma reação aos 32min, quando Bottinelli encobriu Martín Silva em um belo chute de fora da área, mas o segundo gol não foi o bastante para a equipe brasileira buscar a igualdade no marcador.
Ficha técnica
OLIMPIA 3 x 2 FLAMENGO
Gols
OLIMPIA:
Orteman, aos 6min do 1º tempo; Zeballos, aos 8min, e Aranda, aos 26min do 2º tempo
FLAMENGO:
Vagner Love, aos 3min, e Bottinelli, aos 32min do 2º tempo
OLIMPIA: Silva; Nájera, Romero, Meza e Arioza; Aranda, Orteman, Fabio Caballero (Paredes) e Marín (Hoebecker); Zeballos (Maxi Bianchucchi) e Luis Caballero
Treinador: Gerardo Pelusso
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, David Braz (Welinton), Marcos González e Junior Cesar; Willians, Luiz Antônio, Muralha (Deivid) e Bottinelli; Ronaldinho e Vagner Love
Treinador: Joel Santana
Cartões amarelos
OLIMPIA: Silva, Nájera, Meza e Aranda
FLAMENGO: David Braz
Árbitro
Enrique Osses (CHI)
Local
Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)