O máximo de gols que o Flamengo fez em uma mesma partida neste Campeonato Brasileiro foi três. A maior diferença de tentos em uma vitória no torneio foi dois. Sem nenhuma goleada em 29 rodadas, o vice-líder do torneio entrará para a história se for campeão.
Nunca na era dos pontos corridos um campeão terminou o torneio sem ter vencido pelo menos um jogo por diferença igual ou superior a quatro gols (4 a 0, 5 a 1 e por aí vai) ou diferença de três gols tendo marcado pelo menos quatro vezes no adversário (4 a 1)
As maiores vitórias flamenguistas em 2016 foram 3 a 1 na Chapecoense, em Chapecó, e 2 a 0 no Coritiba, em Curitiba, e no Atlético-MG, em Brasília.
De 2003 até 2015, quando teve início o Brasileiro por pontos corridos, todos os campeões golearam pelo menos uma vez.
O próprio Flamengo, campeão em 2009, teve pelo menos uma goleada naquele ano: 4 a 0 no Internacional, com três gols de Adriano e um de Emerson Sheik.
A última vez que que um campeão não goleou nenhum adversário foi em 1993, quando o Palmeiras, turbinado com o dinheiro da parceria com a multinacional Parmalat, chegou ao título. Não houve nenhuma goleada verde naquele ano.
Palmeiras
Antes de preocupar com goleadas, o Flamengo tem de pensar na classificação. Hoje o time é o segundo colocado com 54 pontos. O líder é o Palmeiras, com 57, e tem o retrospecto dos últimos campeões, isto é, goleadas durante a campanha.
O time alviverde abriu o campeonato com um 4 a 0 contra o Atlético-PR, no Allianz Parque. Também bateu o Figueirense pelo mesmo placar.
Além disso, o Palmeiras tem o melhor ataque do atual Brasileiro. Marcou 50 gols em 29 partidas, ou seja, média de 1,73 gols por jogo.