Como já era esperado o Flamengo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0 o ABC na noite desta quinta-feira pela rodada de volta das oitavas de final.
João Gomes fez o gol dos cariocas. Agora o Rubro-Negro vai esperar o sorteio para conhecer seu próximo rival na Copa do Brasil.
O jogo, disputado na Arena das Dunas, em Natal (RN), era quase uma formalidade, uma vez que na ida os cariocas fizeram 6 a 0, O destaque negativo ficou por conta do VAR, que apresentou falha técnica e impediu que um gol do Flamengo, anulado de forma equivocada em campo, fosse confirmado.
O jogo
Com a vantagem obtida no primeiro jogo, o Flamengo demorou a se impor. O chute de Vitinho, defendido pelo goleiro Wellington aos oito minutos, era um tímido cartão de visitas para os reservas rubro-negros. Tanto que os flamenguistas assustavam mais com os erros do time potiguar. Como aos dez minutos, quando Pedro mandou a bola para fora após equivocada saída de jogo da defesa rival.
Apenas após os 20 minutos que o domínio do Flamengo começou a se materializar em chances. Aos 23 minutos Pedro ajeitou de calcanhar e Michael chutou para boa defesa do goleiro. Três minutos depois Thiago Maia chutou para fora. Já aos 41 minutos Vitinho exigiu muito de Wellington em cobrança de falta.
Puxada de camisa
A história do primeiro tempo poderia ter mudado aos 43 minutos se o VAR tivesse dedurado uma puxada de camisa clara em cima de Léo Pereira na defesa do ABC. Mas o árbitro Ramon Abatti Abel ignorou a penalidade, que nem precisaria do vídeo de tão escandalosa que foi.
No último lance do primeiro tempo o goleiro do ABC brilhou no acréscimos. Ele defendeu um chute de dentro da área de Vitinho, mostrou agilidade e ainda salvou no rebote em chute de Matheusinho.
Gol anulado
Logo aos dois minutos do segundo tempo o Flamengo teve um gol anulado. Pedro lançou Michael, que invadiu a área e chutou para balançar as redes. Entretanto o assistente subiu a bandeira e anotou impedimento. Como havia um erro no VAR a linha de impedimento não foi traçada, prejudiando o Rubro-Negro. Isso porque a posição era legal. A CBF informou que houve uma falha de calibragem do VAR.
O lance parece ter desanimado o Flamengo, que tirou o pé e o jogo se tornou ainda mais sonolento. O ABC não tinha nenhuma capacidade de criação e o ritmo quem ditava era apenas o time carioca.
Gol aos 39 minutos
Mesmo assim o Flamengo chegou ao seu gol aos 39 minutos. Pedro lançou, Vitinho ajeitou de cabeça e João Gomes mandou a bola para o fundo da rede. Era o gol da vitória.
Agora o Flamengo volta as suas baterias para o Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo domingo, às 18h15(de Brasília), para medir forças com o Internacional. O confronto será realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
FICHA TÉCNICA
ABC-RN 0 X 1 FLAMENGO-RJ
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: Quinta-feira, 05/08/2021
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Gilberto Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Renda e público: jogo disputado com os portões fechados por conta da pandemia
Cartões amarelos: Wesley Pimbinha (ABC) e João Gomes (Flamengo)
Gols:
FLAMENGO: João Gomes aos 39 minutos do 2º Tempo
ABC: Wellington, Netinho, Vinícius Leandro, Allison Cassiano e Felipe Manoel; Vinícius Paulista (Allef), Vinícius Silva, Valderrama (Marcos Antônio) e Wesley Pimbinha (Alan Pedro); Claudinho (João Marcos) e Wallyson (Gustavo Henrique)
Técnico: Moacir Júnior
FLAMENGO: Gabriel Batista, Matheuzinho (Lázaro), Bruno Viana, Léo Pereira (Gabriel Noga) e Ramon; João Gomes, Thiago Maia (Max) e Rodinei; Vitinho (Daniel Cabral), Pedro e Michael (Vitor Gabriel)
Técnico: Maurício Souza