A dupla Fred e Wellington Silva comandou a goleada do Fluminense na estreia da Taça Rio. Os dois badalados jogadores das Laranjeiras brilharam e lideraram a equipe tricolor na goleada por 5 a 1 sobre o Friburguense, no Maracanã, pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.
Fred se redimiu do pênalti perdido no meio de semana, contra o Confiança, e abriu o marcador em cobrança da marca penal. Wellington Silva marcou o segundo do Fluminense e deu assistência para Everton fazer o terceiro. Conca anotou o quarto e Wallace descontou de pênalti para os visitantes, mas o estreante André Lima encerrou a contagem.
O Fluminense volta a campo pela Taça Rio na quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, contra o Tigres do Brasil. Já o Friburguense recebe às 17h de quinta-feira o Olaria, ambos em jogos válidos pela segunda rodada.
O jogo: O triunfo do Fluminense começou a ser desenhado aos 16min do primeiro tempo. Depois de muito pressionar com uma postura ofensiva no início da partida, a equipe da capital contou com o argentino Conca, que foi derrubado na área e conseguiu um pênalti.
Fred, que havia perdido uma cobrança no meio de semana, bateu novamente com a paradinha. O goleiro Marcos não caiu no artifício do camisa 9, mas o atacante tricolor conseguiu balançar as redes com um chute no canto. O árbitro Felipe Gomes da Silva, entretanto, invalidou o tiro alegando invasão de área. Na repetição, sem paradinha, Fred deslocou o arqueiro e inaugurou o marcador aos 18min.
O camisa 9 quase anotou seu segundo gol um minuto depois. Fred recebeu cruzamento de Mariano e cabeceou para o gol sem goleiro, mas Wallace salvou em cima da linha. O rebote sobrou para o jovem Wellington Silva, que dominou no peito e bateu rasteiro para ampliar, aos 19min.
O único momento mais perigoso do Friburguense na primeira etapa saiu de uma cabeçada de Cadão, aos 26min. O goleiro Rafael, porém, fez bela defesa e garantiu a vantagem para os comandados de Cuca ao final dos 45min iniciais.
No segundo tempo, Marcos fez uma boa sequência de defesas aos 4min, em lances de Fred e Wellington Silva. O prata da casa do Fluminense, contudo, foi o grande responsável pelo terceiro gol do time de Cuca, aos 20min: ele fez bela jogada pela esquerda e cruzou na área para Everton, de carrinho, ampliar. Quatro minutos depois, Conca apareceu na área para pegar chute de Everton, dominar e tocar na saída do goleiro, para consolidar a goleada.
Antes do apito final, o Friburguense marcou seu único gol da partida aos 39min, em cobrança de pênalti, mas foi o Fluminense quem fechou o marcador. O atacante André Lima, que havia entrado aos 31min na vaga de Éverton, dominou na área e bateu para as redes aos 41min, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 5 x 1 Friburguense
Gols
Fluminense: Fred, aos 18min, Wellington Silva, aos 19min do 1º tempo; Everton, aos 20min, Conca, aos 24min e André Lima, aos 41min do 2º tempo
Friburguense: Wallace, aos 39min do 2º tempo.
Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Rafael; Mariano, Gum (Digão), Cássio e Julio Cesar; Diogo, Diguinho, Everton (André Lima) e Conca; Wellington Silva (Maicon). Técnico: Cuca
Esquema Tático do Friburguense
4-4-2
Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Wallace e Flavinho; Bidu (Lucas), Cássio, Alex e Flávio Santos; Thiago Santos (Hércules) e Vivinho (Gleison). Técnico: Cleimar
Cartões Amarelos
Fluminense: Mariano, Wellington Silva
Friburguense: Bidu
Árbitro
Felipe Gomes da Silva
Local
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)