A permanência de Carlo Ancelotti no comando do Real Madrid, fez com o que Fluminense ligasse o sinal de alerto por Fernando Diniz. O campeão da Libertadores, tem contrato com a CBF até o junho de 2024, dias antes da Copa América, que irá ocorrer nos Estados Unidos.
A diretoria do tricolor, teme perder seu treinador de vez para assumir a seleção brasileira até a próxima Copa do Mundo. Durante os últimos seis meses, Diniz estava divido entre a seleção e o Fluminense, situação que não ocorria desde 1998, quando Vanderlei Luxemburgo treinava o Corinthians.
Com o elenco tricolor de férias após a participação no Mundial de Clubes, a CBF poderá formalizar uma proposta ao treinador para assumir. Antes da Copa América, a seleção irá enfrentar dois amistosos em março, contra Espanha e Inglaterra, além das eliminatórias no segundo semestre.
Em caso de proposta oficial ao treinador do Fluminense, a direção do tricolor, deverá mudar todo o planejamento traçado pela comissão técnica, para a temporada de 2024. Como o presidente Ednaldo Rodrigues, está fora da CBF, caberá ao novo presidente, decidir se continuará ou não com Fernando Diniz no cargo.