Em um Clássico-Rei emocionante e indefinido até o último minuto, o Fortaleza garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O Leão foi derrotado pelo Ceará por 1 a 0, gol de Vina, na noite desta quarta-feira no Castelão, mas como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, passou de fase.
Com a classificação, o Tricolor chega entre os 8 melhores pelo segundo ano seguido. Para o Vovô, que encerra sua participação nas Oitavas, amarga mais uma eliminação para o rival na Copa do Brasil, mas está entre os 8 melhores da Sul-Americana.
No fim de semana, ambos voltam a jogar pela Série A. Em 17º com 18 pontos, o Ceará enfrenta o Corinthians, no sábado, às 21 horas no Castelão. Já o Fortaleza, é o 20º com 11 e joga fora de casa no domingo, contra o Atlético/GO, às 18 horas no Antônio Acioly.
O JOGO
O Fortaleza começou a partida mais solto pelo resultado confortável no primeiro jogo. E bem armado para sair em velocidade, o Leão criou muitas chances nos primeiros 15 minutos de jogo, sendo bem melhor que o Vovô.
Romarinho e Pikachu quase marcaram, com João Ricardo salvando o Vovô nas duas oportunidades. Em outro lance de perigo, Moisés bateu cruzado e a bola passou raspando a trave.
Já o Ceará, não conseguia criar, nem pressionar o rival, mesmo precisando de vencer por três gols de diferença.
Depois do domínio do Fortaleza, o jogo equilibrou e ficou mais faltoso, mais pegado. Aos poucos o Ceará foi melhorando no jogo e passou a pressionar, com a defesa do Leão e o goleiro Fernando Miguel trabalhando mais. Em uma das tentativas do Vozão, Vina mandou na área e Fernando Miguel tirou de soco.
Na reta final do 1º tempo, o Vovô continuou tentando pressionar o Fortaleza, mas com Mendoza e Vina bem marcados, pouco conseguia criar. E o Leão, bem postado, levou perigo nos contra-ataques.
Os dois goleiros ainda salvaram uma chance criada, primeiro João Ricardo em jogada de Romarinho, depois Fernando Miguel, em lance de Vina.
EMOÇÃO ATÉ O FIM
O Ceará voltou para o segundo tempo pressionando, tentando mudar o panorama do confronto. E mesmo sem tanta organização, o Vovô pressionou, rodando mais a área leonina, com Richard tentando duas vezes para defesa de Fernando Miguel.
Até que aos 15 minutos, o Vozão abriu o placar: Bruno Pacheco cruzou na cabeça de Vina, que acertou o canto de Fernando Miguel.
Depois do gol sofrido, o Fortaleza tentou sair mais para o jogo, mas o Ceará conseguia se defender bem. E quando voltou a atacar, quase o Vovô marcou o segundo, em cabeçada de Yuri Castilho que raspou a trave de Fernando Miguel.
O jogo ficou aberto na reta final, com o Leão se defendendo e o Ceará atacando, e o Vovô teve a chance de levar o jogo para os pênaltis aos 52 minutos, mas mandou a bola no travessão. Após o lance, o jogo foi encerrado e o Fortaleza ficou com a vaga em um eletrizante Clássico-Rei.