Gonzalo Plata foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (09), no Ninho do Urubu, CT do Flamengo. Durante sua apresentação, o jogador deu mais detalhes sobre a 'batalha' que envolveu a sua contratação pelo clube carioca e falou sobre o sonho de balançar as redes no Maracanã, este que foi apontado como uma das maiores motivações para o jogador aceitar vir ao Flamengo.
"Vi muitos vídeos da torcida em finais de Libertadores ou Copas no Maracanã. Só vendo os vídeos me arrepiei. Me imaginei estar lá, todos cantando, fazer um gol e todos comemorarem. Será um dia especial para mim", disse o jogador, vangloriando a atmosfera criada nos jogos do clube.
Aos 23 anos, Gonzalo Plata acumula passagens por grandes clubes da Europa e Oriente Médio. Plata iniciou sua carreira no Independiente del Valle, clube equatoriano, em 2018. Até o momento, ele conta com 37 jogos e seis gols pela seleção equatoriana. Antes de chegar ao Al Sadd, onde estava antes de vir ao Flamengo, Plata teve passagens por Sporting (Portugal) e Valladolid (Espanha).