O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 foi adiado devido à pandemia mundial de coronavírus. É a oitava corrida do calendário afetada pela doença. Ainda não há previsão de quando a etapa nas ruas de Baku, marcada inicialmente para 7 de junho, poderá ser realizada. É a oitava corrida da temporada 2020 adiada ou cancelada devido à propagação do Covid-19.
Informações pelo site GloboEsportes.com
"O adiamento foi acordado após extensas discussões com a Fórmula 1, bem como a FIA e o Governo da República do Azerbaijão. Isso é resultado direto da pandemia global contínua do Covid-19 e se baseou inteiramente nas orientações de especialistas fornecidas pelas autoridades relevantes.Todos os ingressos continuarão válidos, sem nenhuma formalidade adicional. Assim que a nova data do GP for confirmada, todos os espectadores serão informados sobre as opções disponíveis, tanto para aqueles que compraram seus ingressos no site quanto por outros canais."
Neste momento, a primeira etapa do campeonato seria no Canadá, dia 14. Porém, o próprio país tem se mostrado reticente quanto a eventos esportivos, tanto que anunciou sua desistência das Olimpíadas deste ano, em Tóquio (Japão). Com isso, espera-se que os organizadores também adiem ou cancelem a corrida em Montreal.
Calendário sofre; novas regras só em 2022
O calendário da Fórmula 1 em 2020 sofreu impactos severos devido à pandemia de Covid-19. Os GPs da Austrália e Mônaco foram cancelados, enquanto as corridas de Barein, Vietnã, China, Holanda, Espanha e, agora, Azerbaijão estão adiadas. Além disso, o novo regulamento da categoria, previsto para ser implantado em 2021, passou para a temporada 2022.
A Fórmula 1 anunciou a criação de um novo campeonato virtual com a participação de alguns pilotos profissionais da categoria para amenizar a falta de corridas reais durante a pandemia de coronavírus. As corridas virtuais serão disputadas nas datas de todos as corridas adiadas/canceladas. A primeira foi disputada no último fim de semana, com o GP Virtual do Barein. A vitória ficou com o chinês Guanyu Zhou, piloto reserva da Renault na F1.