O Grêmio avançou pela contração do atacante João Pedro, do Fenerbahçe, da Turquia. O atleta de 31 anos tinha um acordo com o Botafogo, porém o time gaúcho foi mais rápido e acabou atravessando as tratativas com o clube alvinegro. O tricor inclusive já espera o atleta em Porto Alegre para a realização dos exames médicos e assinatura do contrato.
João Pedro iria continuar no Europa, porém a direção do clube turco não contava com o atleta para esta temporada. Com a possibilidade de retornar ao Brasil, o jogador estava acertado por empréstimo para o Botafogo, mas foi convencido a trocar pelo Grêmio. O contrato de empréstimo de João Pedro será de um ano e meio, junto ao Fenerbahçe, sendo que os valores da negociação não foi informado.
João Pedro tem cidadania italiana, nascido em Ipatinga, teve passagens pelo futebol brasileiro pelo Atlético-MG. Na Europa, defendeu as cores do Palermo, do Vitória de Guimarães de Portugal, e Peñarol. Retornou ao Brasil para defender o Santos, depois voltou a Europa passando por Estoril, Cagliari e seu último clube foi Fenerbahçe.
João Pedro chegou a defender a seleção italiana, após a Fifa ter autorizado o jogador a defender a seleção do país. O atacante esteve em campo na eliminação da Itália, na repescagem da Copa do Mundo do Catar, quando os italianos perderam para a Macedônia do Norte.