O Grêmio causou surpresa ao anunciar a contratação do centroavante Diego Costa na noite desta quinta-feira. O jogador de 35 anos chegará a Porto Alegre nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato até o fim de 2024.
A busca por um centroavante era uma prioridade na Arena. Mesmo antes da saída de Suárez, a direção estava de olho no mercado em busca de um camisa 9. O Tricolor chegou a fazer uma oferta por Tiquinho Soares, mas o Botafogo a recusou. Nomes como Funes Mori e Aboubakar estiveram entre os alvos.
O Grêmio será o terceiro clube no Brasil a contar com Diego Costa em seu elenco. Anteriormente, ele vestiu as cores do Atlético-MG, onde conquistou o título do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, e do Botafogo. No início deste ano, foi confirmado que ele não renovaria com o clube carioca, ficando livre no mercado.
No futebol europeu, Diego Costa teve passagens importantes por Chelsea e Atlético de Madrid. Naturalizado espanhol, o centroavante representou a Espanha nas Copas do Mundo de 2014 e 2018.
Assim que chegar a Porto Alegre e assinar contrato, espera-se que o jogador seja regularizado no BID da CBF a tempo de ser inscrito no Campeonato Gaúcho. As inscrições para o estadual se encerram em 16 de fevereiro.
A direção gremista já acertou com Du Queiroz, do Zenit, e está em busca de um atacante de velocidade e um lateral-esquerdo. Diego Costa é o quarto reforço do Grêmio para 2024. Anteriormente, o clube já havia anunciado o goleiro Marchesín, o volante Dodi e o meia-atacante Soteldo.