Com cinco vitórias consecutivas, o Grêmio está de olho no próprio recorde no Brasileirão. Renato Gaúcho tentará no final de semana alcançar a maior série de triunfos seguidos do clube na era dos pontos corridos. No entanto, para alcançar o feito, terá de superar o Flamengo, líder da competição, às 16h de domingo, na Arena, em jogo válido pela 33ª rodada.
Desde 2006, quando a CBF implementou o modelo de pontos corridos com os moldes atuais, o Grêmio conseguiu emendar cinco vitórias consecutivas quatro vezes. A última, em 2015, com Roger Machado no comando, quando o Tricolor encerrou a competição na terceira colocação.
Já na segunda passagem de Renato por Porto Alegre, em 2013, o Grêmio também emendou cinco vitórias seguidas. Trata-se da mesma sequência obtida em 2008, com Celso Roth à frente da equipe. Por coincidência, nas duas ocasiões a equipe gaúcha encerrou o Brasileirão em segundo.
Embora o discurso interno não seja de “revanche”, a partida contra o Flamengo marcará o reencontro dos clubes após a eliminação do Grêmio nas semifinais da Libertadores, com a derrota por 5 a 0 no Maracanã.
– Não tem nada de revanche agora pelo Brasileirão. Nós que estamos entalados com nosso desempenho ainda. O Flamengo fez a parte dele. Foi lá e jogou futebol como fez muito bem nos últimos cinco meses. Nos atropelou porque demos oportunidade – comentou Renato, após o treinamento de sexta-feira.
A série positiva em seguida à dolorosa goleada também fez com que o Tricolor mudasse de patamar na competição. A equipe passou da sétima colocação, fora da zona da Libertadores, para o quarto lugar, com certa "gordura" para o São Paulo, o quinto.
As cinco vitórias do Grêmio
- Grêmio 3x0 Botafogo, em 27/10, na Arena
- Vasco 1x3 Grêmio, em 30/10, em São Januário
- Grêmio 2x0 Inter, em 03/11, na Arena
- Grêmio 2x1 CSA, em 07/11, na Arena
- Chapecoense 0x1 Grêmio, em 10/11, na Arena Condá
Para a partida deste domingo, às 16h, na Arena, o Grêmio não poderá contar com Matheus Henrique, na seleção sub-20, e Kannemann, com a seleção argentina. Uma provável escalação tem: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, David Braz e Cortez; Maicon, Darlan (Michel), Alisson, Tardelli e Everton; Luciano.