A campanha heroica do Guarani no mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro pode dar mais do que o acesso à Segundona ao clube campineiro - algo que, vale destacar, já foi conquistado. Afinal, o time pode alcançar um feito inédito na história do futebol nacional: levar o título das três principais divisões do futebol nacional.
A primeira taça foi justamente a mais importante: a da Série A em 1978. Com vitórias por 1 a 0 sobre o Palmeiras na decisão, o clube, que contava com nomes como Careca, Zenon, Zé Carlos, Mauro e Neneca, tornou-se o primeiro (e único até o momento) representante do interior a ficar com a taça.
Já a taça da segunda divisão viria três anos depois, com um triunfo por 4 a 2 - com dois gols de Careca, sobre o Anapolina, fora de casa, e um empate por 1 a 1, em casa.
Agora, o Bugre tem a chance de levar a Série C depois de ter alcançado viradas impressionantes. Depois de perder por 3 a 1 para o ASA em Arapiraca, a equipe passou pelas quartas de final,
Já na semi, a reversão de placar foi ainda mais espetacular. Goleada em Natal pelo ABC por 4 a 0, a equipe de Campinas assegurou a passagem à decisão com um 6 a 0.
Embalado, o Guarani, que não disputa a Série B desde 2012, agora se prepara para a decisão com o Boa, que eliminou o Juventude na semi. O duelo de ida será no Brinco de Ouro e a volta, no Melão.