O menino de apenas 17 anos, que estava jogando pela segunda vez uma partida de Copa do Mundo, deu um drible desconcertante em Melvin Charles e mandou a bola para o gol. Isso ocorreu com Pelé há exatos 60 anos. "Foi um dos gols mais importantes da minha carreira. Ali, eu fiquei com confiança, tive a certeza que era o titular da seleção brasileira", lembrou Pelé certa vez em entrevista.
No dia 19 de junho de 1958, Pelé entraria em campo para jogar pela segunda vez uma partida de Copa na Suécia. O seu primeiro jogo aconteceu contra a União Soviética, quatro dias antes. O adversário era o País de Gales, em confronto válido pelas quartas de final daquele mundial, no estádio Estádio Ullevi, em Gotemburgo.
A Seleção Brasileira teve dificuldades para quebrar a defesa galesa, onde pelé abusou da genialidade ao receber de Didi na área e mandar para o gol, aos 21 minutos do segundo tempo. O balançar das redes do então menino, que estava prestes a virar "Rei do Futebol", garantiu a vitória por 1 a 0 e a classificação do Brasil para a semifinal.
Na mesma competição, ele voltaria a marcar contra a França e a Suécia nos jogos finais.