Ronaldinho Gaúcho está de volta a Belo Horizonte. A última cidade em que o ex-melhor jogador do mundo brilhou na vitoriosa carreira receberá o craque para homenagem no Estádio Mineirão. Palco de conquistas, e também de três despedidas, o Gigante da Pampulha imortalizará os pés de R10 na calçada na fama do Museu Brasileiro do Futebol, nesta terça-feira. As informações são do Globo Esporte.
A relação começa em 2000, ainda no Grêmio, quando oscilava entre a titularidade e a reserva no time tricolor. Fez apenas uma partida, pela Copa João Havelange, em empate de 2 a 2 justamente contra o Atlético. Depois, só voltaria à Pampulha em 2008, mas não para atuar. Fora da Seleção Brasileira, marcou presença na tribuna do Mineirão no jogo Brasil 0x0 Argentina. Ele seria, naquela data, convocado por Dunga para a Olimpíada de Pequim, onde seria medalhista de bronze.
Além disso, haverá galeria de quadros pintados pelo artista mineiro Camaleão. Intitulada de "Fragmentos de um Gaúcho", a exposição apresenta telas que contam a trajetória do camisa 10 no futebol mundial. Foi no Mineirão que Ronaldinho venceu dois dos principais títulos pelo Atlético-MG: Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana. Também abocanhou um Campeonato Mineiro pelo Galo.
Bruno Cantini/ Atlético-MG
A relação entre R10 e Mineirão retornaria quando o meia-atacante já era jogador do Galo e também convocado para a Seleção Brasileira. Em 2013, chamado por Felipão na preparação da Copa, envergou a braçadeira de capitão no jogo de Eliminatórias contra o Chile.
Empate de 2 a 2, outra vez. Última das 101 apresentações de R10 com a amarelinha. Atraso de 25 minutos na concentração, sendo que Ronaldinho morava em Lagoa Santa (região metropolitana de BH) ajudou a culminar na sua não convocação para o Mundial.
Ele seguia brilhando com a camisa do Alvinegro. Seria campeão da Copa Libertadores perante o Olimpia, em julho de 2013. Se despediria do Galo com nova conquista no Mineirão, ao vencer o Lanús na prorrogação pela Recopa Sul-Americana. Era o fim da linha da passagem de Ronaldinho no Atlético.
Pintura em tela de Ronaldinho Gaúcho nos tempos de Barcelona, do artista Camaleão — Foto: Reprodução/Camaleão
Voltaria em dezembro de 2017, em um amistoso beneficente com jogadores e ex-atletas, reunindo amigos e campeões mundiais de 2002 no Mineirão. Festa com chuva e outra despedida. Ronaldo anunciou a aposentadoria oficial dos gramados em janeiro de 2018, ainda com a promessa de realizar um jogo de despedida da carreira, sendo o Mineirão palco postulante para a ideia que ainda não saiu do papel.