Itália e Espanha jogam pelas eliminatórias da Eurocopa; saiba situação dos grupos

As campeãs mundiais buscam classificação para a principal competição europeia de seleções do continente

Seleções italianas e espanholas jogam pelas eliminatórias da Eurocopa | Foto: Getty Images/site goal.com
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As eliminatórias da próxima Eurocopa estão chegando em sua parte final, Itália e Espanha entram em campo nesta terça-feira (12), em busca de suas respectivas classificações. A tetra campeã mundial enfrenta a Ucrânia, às 15h45 (horário de Brasília), no San Siro, em Milão. Em terceiro no grupo C, a vitória será fundamental para a esquadra Azurra.

A Espanha está no grupo A é a segunda colocada do grupo, enfrenta a seleção do Chipre, já eliminada da classificatória. O duelo ocorre no estádio Nacional de Granada, no mesmo horário da seleção italiana. Outra seleção que entra em campo nessa rodada também é a Bélgica, que recebe a Estônia, no Estádio Rei Balduíno.

As eliminatórias para Eurocopa que irá ocorrer na Alemanha em 2024. A competição foi criada em 1960 na França, que ocorre a cada quatro anos. A primeira campeã da competição foi a União Soviética contra a antiga Iugoslávia. São ao todo 16 edições, com Alemanha e Espanha são as maiores vencedoras com três títulos, França e Itália com duas conquistas, Rússia, Tchéquia, Portugal, Países Baixo, Dinamarca e Grécia com apenas um título cada.

A competição tem 53 países divididos em 10 grupos, com três deles têm seis times e outros sete têm cinco competidores. Passando os dois primeiros de cada grupos, tendo a chance ainda de participar da competição as seis equipes melhores por índice técnico da Liga das Nações. Com jogos únicos de repescagem, definidos por sorteio, para chegar à competição em 2024, formando os 24 classificados. As rodadas finais ocorrem em outubro e novembro.

Entenda as possibilidades de cada grupo:

No grupo A, a Escócia com 15 pontos está praticamente garantida e a seleção espanhola conquistando a vitória chega a nove pontos, podendo garantir a classificação no confronto direto contra a própria Escócia, na próxima rodada. No grupo B, a França está com 15 pontos e lutam pela outra vaga Holanda e Grécia com 9 pontos.

No grupo C, a atual campeã Itália, pode ficar de fora se não vencer a Ucrânia, a Inglaterra é a líder com 13 pontos. O grupo D é o mais equilibrado, todos têm chances, Croácia e Turquia com 10 pontos, Armênia e País de Gales com sete, brigam por duas vagas. No grupo E, Albânia é a líder com 10 pontos, seguida por Moldávia e República Tcheca com oito pontos e correndo por fora Polônia com seis pontos.

No grupo F, Bélgica e Áustria com 10 pontos estão praticamente garantidas na competição, Suécia com seis pontos, muito difícil classificar. No grupo G, Hungria e Sérvia são as líderes com 10 pontos e Montenegro com oito, brigam pelas duas vagas do grupo. No grupo H com seis equipes, quartos ainda tem chances reais, Eslovênia e Dinamarca com 13 pontos, Finlândia e Cazaquistão com 12 pontos, ainda brigam.

No grupo I, Suíça, líder com 11 pontos, Romênia com nove e Israel com oito, lutam pelas duas vagas. No grupo J, tem Portugal com 18 pontos e classificado para a competição, Eslováquia com 13 e Luxemburgo com 10 pontos, buscam a vaga restante. A 17° edição da Eurocopa, ocorre nos dias 14 de junho a 14 julho de 2024 na Alemanha.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES