Japão confirma que Olimpíadas não terá presença de público

O governo japonês e os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Tóquio-2020 decidiram hoje (8) sobre a medida

Japão confirma que Olimpíadas não terá presença de público | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governo japonês e os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Tóquio-2020 decidiram hoje (8) que a competição não terá público, o que pegou muita gente de surpresa. 

A postura foi anunciada após uma longa reunião entre as partes interessadas, incluindo aí o Comitê Olímpico Internacional (COI), e veio um dia depois da decretação de um novo período de Estado de Emergência na capital japonesa, que vai durar todo o período do evento.

A dúvida sobre a presença ou não de público nas competições vinha desde que a Olimpíada foi adiada, no ano passado, e a decisão foi sendo postergada para que houvesse um cenário mais claro de como estará a pandemia em Tóquio durante o evento. Até junho, só havia sido tomada a decisão de que não seria autorizada a entrada de visitantes estrangeiros no país, exceto os credenciados, o que limitaria o eventual público a habitantes do Japão.

Há três semanas, também em reunião entre organizadores, COI, IPC (paraolímpicos), prefeitura e governo federal, foi anunciada a decisão de que os Jogos teriam, sim, público. Mas a capacidade das arenas seria limitada a 50% da ocupação, até um teto de 10 mil pessoas, apenas.

Japão confirma que Olimpíadas não terá presença de público-  (Foto: divulgação)

Nesse curto intervalo de tempo até hoje, porém, o número de casos de covid voltou a aumentar no Japão e, especificamente, na prefeitura de Tóquio. Por isso, ontem foi anunciado mais um período de Estado de Emergência na capital, que acreditava que sairia dessa situação sanitária no próximo dia 11.

Hoje, em entrevista coletiva, de acordo com a Reuters, a ministra dos Jogos, Seiko Hashimoto, disse que é "lamentável" que os Jogos tenham que ser realizados em um formato limitado, pedindo desculpas aos que compraram ingressos — a Olimpíada nunca disse como devolverá o dinheiro daqueles que compraram ingressos para a Olimpíada.

Já o primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que era essencial evitar que Tóquio se tornasse a fonte de outra onda de infecções, uma vez que , a variante altamente infecciosa delta está se espalhando a partir dali.

Com informações do Uol.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES