A menos de dois anos para a Olimpíada de Tóquio, o Japão continua aperfeiçoando seus processos para receber os Jogos em 2020. Nesta semana, o governo da capital japonesa fez testes com robôs para garantir a segurança do transporte público mesmo antes da maior competição poliesportiva do mundo. Movida a Inteligência Artificial, a máquina Perseusbot participou de uma simulação patrulhando a estação Seibu-Shinjuku, no bairro de Shinjuku.
De acordo com o jornal japonês The Mainichi, a Tokyo Metropolitan Industrial Technology Research Institute, Seibu Railway Co. e outras empresas de tecnologia desenvolveram o robô em conjunto. Ele foi desenvolvido para detectar objetos e movimentos suspeitos, como quedas, usando câmeras e inteligência artificial. Ainda envia relatórios para os celulares dos funcionários das estações de metrô e trem. O experimento foi realizado durante cinco dias, de 26 a 30 de novembro, para verificar a precisão do sistema da máquina e seu desempenho operacional.
O robô tem aproximadamente 1,70m de altura, pesa 172kg e caminha sozinho a uma velocidade de 30 centímetros por segundo. O nome Perseusbot é uma combinação dos nomes "Perseus", lendário heroi da mitologia grega que derrotou monstros, e "robot" (robô, em inglês). A máquina vai operar em caráter experimental em uma estação de trem de Tóquio no mês de dezembro.