Aos 18 anos, João Fonseca teve um estreia inesquecível na chave principal de um Grand Slam. Nesta terça-feira (14), o brasileiro derrotou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em 2h23min, e avançou à segunda rodada do Australian Open. Na próxima fase, Fonseca enfrentará o italiano Lorenzo Sonego.
– Apenas curti jogar. Quero muito agradecer a essa torcida incrível. Há muitos brasileiros aqui vibrando por mim. Estava só focando no meu jogo, tentando tirar a pressão diante de um top 10 – disse Fonseca, após a vitória sobre Rublev.
TOP 100 DO RANKING MASCULINO
Com a vitória em Melbourne, João Fonseca entrou provisoriamente no top 100 do ranking masculino, ocupando a 98ª posição em uma atualização em tempo real. A lista oficial será divulgada após o Australian Open. Ele chegou ao Grand Slam como 112º colocado, após conquistar títulos consecutivos no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
PRÓXIMO ADVERSÁRIO
A vitória sobre Rublev marcou o 14º triunfo consecutivo de Fonseca, que se tornou profissional em 2024 e entrou no Australian Open pelo qualifying. Para seguir invicto, o brasileiro enfrentará Lorenzo Sonego na próxima rodada. Atual 55º no ranking da ATP, o italiano venceu Stan Wawrinka na primeira fase por 3 sets a 1.