Nesta próxima quarta-feira (6), o Santos enfrentará o Fortaleza na decisiva partida da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro sem contar com uma peça-chave. Joaquim, zagueiro fundamental no esquema de Marcelo Fernandes, estará ausente devido ao acúmulo do terceiro cartão amarelo, recebido na derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR.
O defensor tem sido titular em todos os 14 jogos sob o comando do treinador neste ano, atuando os 90 minutos em cada um deles. Sua última ausência ocorreu em 14 de setembro, na derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, quando Diego Aguirre estava no comando da equipe.
Sabe-se que Joaquim é líder nas estatísticas defensivas do Santos no Brasileirão, acumulando 45 desarmes, 10 interceptações, 16 defesas e 320 rebatidas em 31 aparições, conforme dados do Footstats.
Vale frisar que o zagueiro de 24 anos chegou ao Santos em fevereiro deste ano, por 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 16,7 milhões na época), somando 39 jogos, dois gols e quatro assistências desde então.
Para preencher sua vaga, a tendência é que João Basso seja a escolha. O zagueiro, que se recuperou recentemente de uma lesão muscular, esteve relacionado na derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, mas permaneceu no banco de reservas.
O Santos receberá o Fortaleza na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.