Na noite desta quarta-feira (08) no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro se enfrentam outra vez. Após a Raposa sair vencedora na decisão da Copa do Brasil do ano passado, desta vez, a partida é pelas oitavas de final da Libertadores da América de 2018. O trio de arbitragem é argentino para este confronto brasileiro. Nestor Pitana, que apitou a final da Copa do Mundo de 2018, é o árbitro, com os auxiliares Hernan Maidana e Gustavo Rossi.
O duelo põe frente a frente as duas equipes que podem ser consideradas as mais regulares do futebol brasileiro na temporada. Com 66,7%, o Cruzeiro tem melhor aproveitamento no ano - em 42 partidas. O Rubro-Negro é o segundo colocado, com 65,9% de aproveitamento nos 41 jogos deste ano.
As duas defesas são pontos fortes das equipes do experiente Mano Menezes, de 56 anos, e do novato Mauricio Barbieri, 36. O Flamengo é o time com a menor média de gols sofridos em 2018: 0,61 por partida. O Cruzeiro, em segundo, tem média de 0,64.
FLAMENGO
Depois de poupar três titulares na derrota para o Grêmio (2 a 0) pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Barbieri tem quase a força máxima para o início do confronto com os mineiros. Sem Lucas Paquetá, suspenso, e Paolo Guerrero, sem acordo por renovação de contrato, Jean Lucas e Uribe seguem na equipe. Em readaptação ao futebol brasileiro, Vitinho deve começar no banco.
Quem está fora:
Lucas Paquetá está suspenso pelo segundo cartão amarelo. Paolo Guerrero, que tem contrato terminando na sexta, não entrou em acordo com a diretoria. Rhodolfo e Berrío ainda estão na fase final de recuperação física.
Pendurados:
Não há. Os cartões foram zerados. A contagem recomeça até as finais.
CRUZEIRO
Bicampeão da Libertadores (títulos em 1976 e 1997), o Cruzeiro chega com quase todos os jogadores à disposição para o primeiro jogo da decisão com o Flamengo. Só não tem Romero, suspenso. Edilson deve voltar à lateral direita, enquanto Barcos é o favorito para ocupar a vaga no ataque. Raniel corre por fora. O Cruzeiro tem o melhor ataque da competição com 15 gols.
Quem está fora:
Lucas Romero (suspenso), além de Fred e Sassá (ambos no departamento médico.
Pendurados:
Não há. Os cartões foram zerados. A contagem recomeça até as finais.
Equipes menos derrotadas
Flamengo e Cruzeiro foram as equipes que menos foram derrotadas no ano (Fla, seis vezes, Cruzeiro, oito) e mais vezes saíram de campo sem sofrer gol entre os concorrentes da primeira divisão no futebol brasileiro - 58,54% (Flamengo) e 54,76% (Cruzeiro), o que significa 24 e 23 partidas sem ser vazado, respectivamente. Os números foram extraídos do anuário do site Futdados.com.