No segundo dia do Mundial de Judô em Baku, no Azerbaijão, o Brasil conquistou sua primeira medalha do campeonato. Num duelo de brasileiras, Érika Miranda (4ª ranking mundial) superou Jéssica Pereira (7ª) e faturou o bronze na categoria até 52kg - sua quinta medalha em mundiais no individual, e sexta no geral, contando o bronze por equipe no Rio 2013.
Aos 20 anos, Daniel Cargnin (66kg) bateu na trave e perdeu a disputa do bronze para o sul-coreano An Baul. Charles Chibana (66kg), que também competiu nesta sexta-feira, acabou eliminado nos duelos preliminares. O Mundial é a primeira das competições que valem pontos para a classificação em Tóquio 2020.
Em sua nona participação em mundiais, a brasiliense Érika Miranda, que é uma das mais experientes do Time Brasil com 31 anos, venceu com um ippon logo nos primeiros segundos de confronto. Nascida no morro do Dendê, Zona Norte do Rio de Janeiro, Jéssica Pereira buscava sua primeira medalha em Mundial adulto. A carioca faz parte de um grupo de cinco irmãos judocas e aos 24 anos é um dos grandes nomes da nova geração do Brasil na categoria. O título até 52kg ficou com Uta Abe, que eliminou a também japonesa Shishime na final.