Há cerca de 10 dias, uma das novas promessas do esporte piauiense, a judoca Elenilda Silva, 13, conquistou sua última medalha de ouro em Natal, nos Jogos Escolares da Juventude, evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A atleta, que está classificada para participar do Campeonato Brasileiro Sub-15, que acontecerá no dia 21 de setembro em Rondônia, precisa de patrocínio para garantir sua ida à competição.
De acordo com o técnico de Elenilda, Herberton Cardoso, a atleta é uma das favoritas ao título de campeã nesse evento nacional. No entanto, a falta de incentivo financeiro para chegar até o local da competição é um grande empecilho . ?É a primeira viagem nacional e ela tem muitas chances de ganhar a medalha de ouro. No entanto, a atleta não tem como bancar a alimentação e hospedagem, uma dificuldade que sempre existe,? afirma.
Além disso, Herberton frisa ainda que o incentivo para que ele acompanhe Elenilda na competição é fundamental para o desempenho da judoca. ?Eu também não tenho como pagar as minhas passagens, alimentação e hospedagem, e é de grande importância a presença do técnico durante uma disputa?, destaca.
A atleta Elenilda fala também da importância de patrocínio que a incentive participar das competições, ressaltando também o quanto é necessário ser acompanhada pelo seu treinador. ?Eu peço que a gente tenha um patrocínio.
Estamos precisando muito de ajuda para essa viagem, e eu gostaria que o meu professor também fosse para dar o apoio, porque faz a diferença?, declara a judoca.
Herberton enfatiza ainda que o talento da jovem atleta precisa ser reconhecido pelas autoridades. ?Ela tem esse talento todo e ainda não foi beneficiada pelo Programa Bolsa Atleta, essa é uma coisa que eu gostaria mesmo de destacar?, disse ele, que treina a judoca três vezes por semana, um trabalho que é realizado voluntariamente, já que faz parte de um projeto sem fins lucrativos.
A ida de Elenilda ao Campeonato Nacional, segundo o técnico Herberton, poderá ser um passo decisivo para a sua carreira como atleta, pois poderá ser responsável pela classificação para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em novembro no Chile A atleta, que hoje é a terceira melhor na sua categoria, começou a se destacar no esporte desde o ano passado, quando recebeu medalha de ouro em um campeonato regional ocorrido em Belém (PA). Mas antes também conquistou os melhores resultados em eventos como a 1ª Copa Cidade de Teresina em 2012, Copa Internacional em Fortaleza (2012), Campeonato Brasileiro de Judô (2012)