A justiça do Rio marcou o julgamento para liberar público em São Januário. O clube punido devido às manifestações da torcida, na derrota contra o Goiás, pela 11° rodada do Brasileiro. O julgamento irá ocorrer na próxima quarta-feira (30), às 13h30. São Januário não está recebendo público devido a essa interdição.
O Vasco foi condenado a cumprir algumas partidas sem público, que terminou no duelo contra o Atlético-MG. Com essa liberação, o clube levou o jogo para o Maracanã, que acabou levando o clube a entrar na justiça para conseguir jogar no estádio. O jogo foi levado ao Maracanã, devido à própria justiça do Rio, ter recusado o pedido de liberar São Januário.
Com esse recurso, agora o clube será julgado no dia 30, para receber público em sua casa. Internamente, os dirigentes do clube, com a administração da SAF, trabalha para conseguir essa autorização. No evento de aniversário do clube, Rubens Lopes, presidente da Ferj, comentou sobre o assunto: “O Vasco já fez uma planilha, um relatório, nós subscrevemos esse relatório, está excelente", disse Rubens Lopes.
Semanas atrás, o Vasco se reuniu com os representantes dos órgãos públicos para apresentar um plano de segurança ao estádio de São Januário. O encontro ocorreu na sede da federação de futebol do Rio, o clube informou que "definiu uma matriz de responsabilidades e o mapeamento de riscos da região, em conjunto com as forças públicas, Federação, Polícia Militar, CET-Rio, COMLURB, PM-BEPE, GRT Norte, Guarda Municipal, Ministério Público do Rio de Janeiro, SEOP, Polícia Civil e outros".
Com esse julgamento atual, o Vasco resolvendo a questão de público, terá de volta a força de sua torcida dentro de sua casa. Pois, com esse apoio da torcida em São Januário, com os reforços que chegaram para o restante da temporada, o clube deve sair em breve dessa posição ingrata na tabela. O clube conseguindo a decisão favorável, a abertura dos portões pode acontecer diante do Fluminense, dia 16 de setembro, pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro.