Aplausos para os ídolos em campo e para os heróis nos hospitais do país. Desse jeito, a Liga Espanhola vai quebrar o silêncio das arquibancadas vazias quando os jogos da primeira divisão voltarem no dia 11 de Junho, com o clássico da região da Andaluzia entre Sevilha e Bétis. A campanha #AplausoInfinito vai garantir a presença virtual dos torcedores dos 20 principais clubes do país nos estádios no reinício do campeonato espanhol. Informações do site GloboEsportes.com
A Liga criou uma página na internet onde as torcidas podem gravar áudios e vídeos com aplausos para ajudar os jogadores em campo e também homenagear os profissionais da saúde nos hospitais. Aos 20 minutos de cada partida, uma versão editada desse conteúdo será exibida pelos telões e sistemas de som dos estádios da primeira divisão.
- É um projeto fantástico, principalmente nessa situação em que os fãs não podem ir aos estádios. Pelo menos de alguma forma nós vamos conseguir ouvi-los. Vai ser incrível escutar no vigésimo minuto de cada jogo o apoio dos torcedores do mundo inteiro - disse Luís Garcia, ex-atacante do Atlético de Madri, do Barcelona, e da seleção espanhola.
A escolha do minuto 20 não é aleatória. Desde Março, a cada dia, às 20h, o país inteiro passou a aplaudir os profissionais de saúde da Espanha que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19. Dessa forma, a luta contra a epidemia transformou os aplausos numa nova rotina dos espanhóis.
Júlio Baptista, ex-meio-campo do Sevilla, do Real Madri e do Málaga, atualmente é um dos embaixadores da Liga Espanhola. Na manhã desta quarta-feira, durante a entrevista coletiva de relançamento do campeonato, o brasileiro aplaudiu a ideia de aproximar a torcida dos jogadores de algum jeito diante da nova realidade. No entanto, ele destacou as dificuldades que vão surgir nos outros 89 silenciosos minutos de partida.
- Eu nunca tive a oportunidade de jogar num estádio vazio. É um novo cenário que os jogadores vão precisar enfrentar, porque o peso do fator campo deixará de existir sem a torcida ali empurrando o time. Eles vão precisar se preparar pra enfrentar essa nova realidade - disse Júlio Baptista.