Jogado por mais de 27 milhões de pessoas diariamente, o League of Legends (LOL) virou profissão para milhares de jogadores mundo afora. Os players ganham supersalários, têm status de celebridade e arrastam multidões aos estádios em jogos decisivos.
Paralelamente a esse universo profissional do game, o número de competições tem aumentado consideravelmente, e o LoL chegou de vez também no meio acadêmico. O jogo de estratégia online entrou pela primeira vez no programa dos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Goiás neste ano. É o primeiro campeonato da modalidade entre estudantes do ensino superior no Brasil.
A Confederação Brasileira de Desportos Universitários-CBDU fez uma parceria com a Riot Games, desenvolvedora e responsável pelo game no Brasil, que viabilizou tecnicamente o torneio. Inclusive, a empresa criou recentemente o UNILoL, portal concebido para fomentar o surgimento de ligas universitárias espalhadas pelo Brasil, uma tendência que já é realidade em países como os Estados Unidos, Rússia e Austrália.