Maldonado supera Fernando Alonso, quebra jejum da Williams e faz história na Espanha

Maldonado é o primeiro piloto venezuelano a vencer uma corrida na Fórmula 1

Outro destaque da largada foi o finlandês Kimi Raikkonen | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pela primeira vez na história um venezuelano está no ponto mais alto do pódio da Fórmula 1. Pole position do Grande Prêmio da Espanha, Pastor Maldonado, da Williams confirmou a vitória neste domingo, segurando a Ferrari do espanhol Fernando Alonso. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, completou o pódio.

Maldonado é apenas o quarto venezuelano a correr na categoria, sendo o primeiro desde que Alberto Johnny Ceccotto disputou sua última corrida, em 1984. A Venezuela se torna, assim, o 21º país a ter um piloto vitorioso na elite do automobilismo mundial.

Trata-se também da primeira vitória da Williams desde 2004, quando o colombiano Juan-Pablo Montoya triunfou no GP do Brasil. Eram 131 corridas sem vitória da equipe britânica, cujo outro piloto neste domingo, o brasileiro Bruno Senna, abandonou após acidente com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, na 14ª volta.

O resultado mantém o equilíbrio da temporada da F1. Agora são cinco etapas disputadas no ano e cinco vencedores diferentes de cinco equipes distintas. Antes, o inglês Jenson Button, da McLaren, havia ganhado na Austrália; Alonso, da Ferrari, na Malásia; o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, na China; e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no Bahrein. A próxima parada do calendário será em Mônaco, em 27 de maio.

A vitória de Maldonado ajudou Vettel, que foi o sexto colocado e conseguiu manter a liderança do campeonato com 61 pontos. Ele leva vantagem nos critérios de desempate para Alonso, que tem a mesma pontuação.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES