A Maratona de Nova York 2020 foi oficialmente cancelada nesta quarta-feira (24/06) em função da pandemia de Covid-19, doença sistêmica causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). Uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua do mundo, a prova comemoraria sua 50ª edição em novembro, mas a celebração terá que ser adiada devido aos temores de que possa haver transmissão entre os atletas e entre o público presente. A cidade de Nova York já tem 212 mil casos confirmados da doença, com mais de 17.500 mortos. Nos Estados Unidos, já são quase 2 milhões e 400 mil casos, com quase 123 mil mortos até esta quarta-feira. Informações do site GloboEsportes.com
A prova, cujo trajeto começa em Staten Island e atravessa Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan, encerrando no Central Park, previa reunir 50 mil corredores, 10 mil voluntários e cerca de um milhão de fãs, o que aumentou os temores em relação à possibilidade de uma nova onda de contágio. Os corredores inscritos terão o direito a escolher entre três opções:
Devolução do dinheiro da inscrição;
Participação em alguma edição da prova nos próximos três anos;
Correr a versão virtual da prova, cujos detalhes serão anunciados em julho.
O anúncio foi dado no mesmo dia em que os organizadores da Maratona de Hamburgo confirmaram a prova para o dia 13 de setembro deste ano, com rígido protocolo de segurança.