
Uma postagem da Conmebol sobre o lateral Marcelo, do Fluminense, tem sido alvo de comentários racistas por parte de torcedores, um dia antes da final da Conmebol Libertadores. Na publicação, observam-se diversos comentários contendo imagens de bananas e macacos. Neste sábado, o Fluminense disputará a final contra o Boca Juniors da Argentina.
No início desta semana, uma publicação nas redes sociais do Fluminense também sofreu comentários racistas de torcedores argentinos, que igualmente compartilharam imagens de bananas e macacos.

No último domingo, o Boca Juniors emitiu um comunicado com orientações aos seus torcedores que viajarão para o Brasil para a final da Conmebol Libertadores. A primeira orientação aborda a proibição de cantos e gestos racistas ou xenófobos, destacando que tais ações constituem um crime grave, sujeito a pena de até cinco anos de prisão.
A decisiva partida entre Fluminense e Boca Juniors na final da Conmebol Libertadores está marcada para a tarde de 4 de novembro, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto será em partida única, com prorrogação em caso de empate. Se a igualdade persistir, o vencedor será determinado por meio de disputa de pênaltis. Quem vencer, leva o título.