A ministra do Esporte da França, Roxana Maracineanu, justificou o encerramento do Campeonato Francês depois que as outras quatro principais ligas da Europa decidiram retomar as atividades – no caso da Alemanha, a Bundesliga já teve três rodadas completas disputadas em seu retorno.
Maracineanu defendeu a posição do governo e ainda citou outros países que também optaram por cancelar a temporada.
- Não somos os únicos. Escócia, Holanda e Bélgica também suspenderam permanentemente seus campeonatos por motivos de saúde.
- Repito o que já disse: tomamos essa decisão para não colocar os atletas em risco. Decidimos considerá-los cidadãos, como os demais - disse Maracineanu ao jornal “L’Alsace”.
Para a próxima temporada, no entanto, os planos são mais ambiciosos. Maracineanu quer que os esportes profissionais voltem com público nos estádios, especialmente a Ligue 1.
- Meu objetivo é justamente que o esporte seja retomado em boas condições, com público nos estádios, principalmente no campeonato de futebol (2020/21), no mês de agosto. Que os dois clubes da Liga dos Campeões (Paris Saint-Germain e Lyon) possam fazer amistosos antes do final da temporada europeia (2019/20). E então preparar a nova temporada conforme necessário, dependendo das informações que o Ministério da Saúde nos der.
- Meu desejo é ter a oportunidade de um esporte popular, com torcedores nos estádios, mesmo que em número limitado, por que não a partir do final de julho, se possível?