Contratado cercado de expectativas, Neymar vive um momento delicado no Barcelona. A polêmica envolvendo os valores de sua contratação e as recentes atuações discretas aumentaram as cobranças sobre o brasileiro, que já não é mais unanimidade entre os torcedores catalães.
Na seleção brasileira, no entanto, a confiança é plena em seu camisa 10. Desde a Copa das Confederações, Neymar assumiu de vez o papel de protagonista do time de Luiz Felipe Scolari. Nesta quarta-feira, em Teresópolis, durante a reinauguração da Granja Comary, que estava fechada há dez meses para reforma, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira minimizou as críticas da imprensa espanhola em relação ao atacante e garantiu que Neymar será um dos grandes nomes da Copa do Mundo.
- Nós não estamos preocupados com o Neymar. Ele tem nossa confiança. Lá fora, evidentemente, ele está incomodando muita gente. É claro que ele é muito jovem ainda. Mas o Neymar superou etapas. Se me perguntassem há quatro anos, eu diria que a Copa do Mundo dele seria a de 2018. Mas pela qualidade dele, que é excepcional, ele superou etapas, pegou atalhos. Fez uma Copa das Confederações maravilhosa e, com certeza, confiamos no Neymar e sabemos que ele repetirá as atuações da Copa das Confederações na Copa do Mundo, independentemente do que aconteça no Barcelona.
Carlos Alberto Parreira não se aprofundou sobre o momento de Neymar no Barcelona, mas reiterou sua confiança no futebol do atacante. Para ele, o brasileiro ainda passa por um período de adaptação ao clube catalão. Em 2014, Neymar marcou apenas um gol pelo time espanhol.
- É apenas o primeiro ano dele no Barcelona. O Messi, por exemplo, está lá desde os 12 anos. São 14 anos de clube até chegar ao auge ? frisou Parreira.
Se pelo Barcelona Neymar marcou apenas um gol neste ano, pela Seleção os números são melhores. Na única partida do time de Scolari neste ano, na vitória por 5 a 0 contra a África do Sul, em amistoso em março, o camisa 10 foi às redes em três oportunidades.