Movimento busca profissionalização

Praticantes de lutas terão padrão de qualidade

| Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os esportes de lutas Muay Thai, Boxe, MMA estão em alta e são as modalidades que mais crescem no mundo. Ganharam dimensão na mídia através de grandes competições e também virou moda nas academias, principalmente entre as celebridades que buscam a boa forma. 

No Piauí não foi diferente e o esporte vem evoluindo e entrando no cenário internacional com atletas e professores participando de grandes competições pelo mundo afora. Mas como tudo que vira moda, tem os seus problemas e por não ser uma profissão regulamentada por nenhuma entidade profissional, explodiu a quantidade de “professores” e “personal fight” pela cidade, sem nenhum controle por parte de federações ou conselhos que regulamente a profissão, causando riscos a população e já com casos concretos de lesões em alunos, ocasionadas por atividade realizadas por tais profissionais. 

Pensando nisso, foi lançado um movimento de professores buscando conscientizar a população para os devidos riscos e assim havendo uma seleção natural dos profissionais que atuam nas modalidades. 

Esse movimento criou o selo de qualidade ‘Professor Legal’ que visa credenciar professores através de critérios objetivos e reconhecido por seus pares para que se torne um critério facilitador aos empresários contratarem tais profissionais. E que sirvam de referência para os alunos na escolha de seu futuro professor. 

O selo é grátis, portanto, não visa lucro, mas apenas criar um padrão de qualidade. Os critérios são simples, bastando apenas a comprovação de experiência dos aludidos professores através de fotos, vídeos, matérias de jornais, certificados de graduações por entidades regulares ou algo que comprove a experiência do professor. “É uma questão básica. Como um profissional vai passar conhecimento, sem ter vivido tal experiência? É como um professor de autoescola ensinar a dirigir, sem nunca ter dirigido; é como um dentista ensinar a arrancar um dente, sem nunca ter arrancado, ou seja, é impossível”, ressalta Manoel Barbosa, professor e atleta profissional com experiência internacional. 

O selo é aberto a todas as equipes e qualquer professor que se sinta apto a tê-lo, é apenas exigida a comprovação de tais requisitos que tem como principal motivação a conscientização da população, mostrando a importância da formação do profissional. 

O Piauí está à frente desse movimento que já conta com  apoio e o mesmo processo em outros estados da federação. 

O Piauí faz parte dessa nova frente dos esportes de lutas nacional. Luciano Carvalho, presidente da Federação Piauiense iniciou o processo de internacionalização do esporte em 2015 com sua ida a Tailândia, já retornando ao país por três vezes levando atletas piauienses para a participação de eventos mundiais.

Ele explica que tudo é feito com muito cuidado e critérios para que não haja exageros e todos os professores que cumpram os requisitos se sintam reconhecidos pelo selo de qualidade Professor Legal.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES