"Neymaru?, o nome mais perguntado do Santos pelos japoneses apareceu em Nagoya para a imprensa internacional nesta sexta-feira. Na primeira entrevista coletiva no Japão antes do Mundial de Clubes da Fifa, Neymar levou uma multidão de jornalistas estrangeiros ao hotel Hilton, mas deixou claro que não quer usar o torneio como vitrine para uma futura transferência para o exterior.
- Não vim aqui para mostrar futebol para ninguém. Vim para ajudar minha equipe a conquistar o título.
Perguntado por um repórter japonês se teria alguma filosofia para encarar a fama mundial que ganhou recentemente, o camisa 11 seguiu o exemplo do famoso lema do treinador: "Aqui é trabalho, meu filho?.
- Não tenho nenhuma filosofia, só estou muito feliz que meu trabalho está dando certo com a ajuda dos meus companheiros. Tenho que continuar trabalhando para conseguir mais títulos. Minha filosofia é o trabalho.
Logo em seguida, o craque foi questionado por um inglês se poderia usar o Mundial para se "apresentar" aos clubes europeus. Chelsea, Barcelona e Real Madrid, por exemplo, já tiveram propostas recusadas pelo Peixe. Mas o craque fugiu do tema na resposta.
- Foi uma preparação excelente. Claro que depois da Libertadores tivemos o Brasileiro e tentamos a melhor colocação. Na reta final, houve uma preparação muito forte. Não só eu como todos os meus companheiros estão preparados. Esperamos fazer um ótimo Mundial e história pelo Santos.
Neymar chegou a ser comparado a Pelé por um japonês e também foi lembrado que o Rei o considera melhor que Messi. Mas o jovem de 19 anos voltou a dizer que não se vê acima do camisa 10 do Barcelona.
- Sobre a declaração do Pelé, a minha opinião é que Messi é o melhor.
O Santos estreia no torneio da Fifa na próxima quarta, em Toyota, às 8h30m (de Brasília), pela semifinal. O rival será conhecido no domingo, quando Kashiwa Reysol, do Japão, e Monterrey, do México, se enfrentam. A final está marcada para o dia 18, em Yokohama.