Com apenas Neymar representando o Brasil na lista final, a revista "France Football" anunciou nesta segunda-feira os 30 indicados ao prêmio "Bola de Ouro" de melhor jogador.
Entre os favoritos, nenhuma surpresa. Como esperado, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi mais uma vez estão na disputa da premiação que, após seis anos de parceria com a Fifa, voltará ser entregue de forma independente.
Chama a atenção a presença apenas de Neymar entre os brasileiros. Desta vez, nem mesmo o zagueiro Thiago Silva aparece entre os 30 nomes apontados pela revista. Vale a ressalva de que Pepe, que é naturalizado português, está entre os indicados.
Na relação de clubes, o Real Madrid surge como recordista de indicados, com seis nomes. Além de Pepe e Cristiano Ronaldo, participam da disputa Sergio Ramos, Gareth Bale, Modric e Toni Kroos. Barcelona e Bayern de Munique têm quatro jogadores indicados cada.
Vale destaque ainda a presença de dois jogadores do Leicester City, surpreendente campeão do Campeonato Inglês 2015/2016. São eles Vardy e Marhrez, que juntos marcaram 41 gols na campanha vitoriosa.
Na divisão por países, Portugal emplacou três indicados na esteira da conquista da Eurocopa. Rui Patricio faz companhia a Cristiano Ronaldo e Pepe na lista. Já a Argentina tem quatro finalistas, com Dybala, Higuaín, Agüero e Messi.
Com o fim da parceria com a Fifa, a votação será diferente da vista nos últimos anos. O prêmio volta a ser julgado apenas por jornalistas internacionais, sem a participação dos capitães e dos técnicos das seleções nacionais.
A Bola de Ouro é entregue desde 1956, sendo que até 1994 ela premiava apenas o melhor jogador da Europa. Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2005) e Kaká (2007) já ganharam o prêmio.
A premiação de melhor do mundo organizada pela Fifa ocorrerá paralelamente, com entrega prevista em janeiro de 2017.
Veja os 30 nomes indicados ao prêmio Bola de Ouro.
Sergio Agüero (Manchester City)
Pierre Emery Aubameyang (Borussia Dortmund)
Gareth Bale (Real Madrid)
Gianluigi Buffon (Juventus)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Manchester City)
Paulo Dybala (Juventus)
Diego Godin (Atlético de Madri)
Antoine Griezmann (Atlético de Madri)
Gonzalo Higuaín (Napoli/Juventus).
Zlatan Ibrahimovic (PSG/Manchester United)
Andrés Iniesta (Barcelona)
Koke (Atlético de Madri)
Toni Kroos (Real Madrid)
Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
Hugo Lloris (Tottenham)
Riyad Mahrez (Leicester City)
Lionel Messi (Barcelona)
Luka Modric (Real Madrid)
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Neymar (Barcelona)
Dimitri Payet (West Ham)
Pepe (Real Madrid)
Paul Pogba (Manchester United)
Rui Patricio (Sporting)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Luis Suárez (Barcelona)
Jamie Vardy (Leicester City)
Arturo Vidal (Bayern de Munique)