As polêmicas de Neymar no Santos ainda repercutem em todo o mundo. Uma semana após a demissão de Dorival Júnior do comando do Santos, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma matéria que alerta para o risco do atacante prejudicar sua carreira, com o título: Uma jovem estrela e o risco de se queimar.
O jornal lembra que o mundo inteiro fica de olho no nascimento de novos craques brasileiros. Os jovens acertam suas transferências para o futebol europeu e atingem sua evolução em outras ligas. Os exemplos mais recentes são André (Dynamo de Kiev), Alexandro Pato (Milan) e Philippe Coutinho (Inter de Milão).
Os três jogadores citados acima foram convocados para defender a seleção brasileira no amistoso contra o Irã e Ucrânia, em outubro. Porém, Neymar ficou de fora da lista do técnico Mano Menezes.
A publicação norte-americana lembra que o atacante não foi chamado devido ao seu comportamento nas duas últimas semanas quando se envolveu em uma confusão com o então técnico da sua equipe, Dorival Júnior.
Para o New York Times, Neymar corre o risco de se queimar antes de deixar o Brasil para brilhar na Europa. O jornal explica que o jovem joga pelo Santos, mesma equipe pela qual se destacou Pelé, e afirma que apesar do pedido do Rei para que o jogador permaneça na Vila Belmiro, Neymar deve sair do clube na próxima janela de transferências.
Dinheiro seria só uma parte desse problema. O atacante, que pode comparar seu início de carreira com a de Pelé e de Maradona, por ser capaz de zombar de qualquer adversário com a sua habilidade com a bola nos pés, precisa saber que o caminho do sucesso tem várias armadilhas.