A partida entre Vasco e Fluminense, neste domingo, às 19h30, no Engenhão, pode garantir a classificação antecipada da equipe cruzmaltina. O Tricolor carioca, em circunstância diferente, ficará em situação muito delicada em caso de derrota, já que Boavista e Friburguense venceram seus confrontos na rodada e ocupam segunda e terceira colocações do Grupo B, respectivamente. Neste cenário, o time de Abel Braga, atualmente na quarta posição, mas com um jogo a menos, tentará de todas as formas conquistar os três pontos.
Uma das armas do Vasco para o clássico é Fagner, que volta à equipe após cumprir suspensão automática contra o Nacional-URU, na Libertadores. O lateral direito é visto pelos torcedores como fundamental para o sucesso da equipe. O jogador, no entanto, garante que não existe essa situação de apenas um jogador ser o destaque e elogiou o elenco vascaíno.
?Não existe isso de um jogador ser fundamental. O grupo do Vasco é muito forte, o elenco tem um entrosamento muito grande. Isso faz a diferença e graças aos meus companheiros estou vivendo um momento muito bom na minha carreira?, disse.
O técnico Cristóvão Borges, por sua vez, está preocupado com os laterais Bruno e Carlinhos, do Fluminense. O treinador os considera muito ofensivos e, por isso, cogita mudar o esquema tático da equipe, sacando Juninho Pernambucano, que sente o desgaste da sequência de jogos, para a entrada de Renato Silva. Desta forma, o Vasco entraria em campo com três zagueiro e daria mais liberdade para Fagner e Thiago Feltri jogarem nas costas dos adversários.
?Quando jogamos no ano passado contra o Botafogo, que também tem essa característica, tomamos cuidado com os laterais. Quando enfrentamos uma equipe que tem essa característica, como é a do Fluminense, se você não marcar esses jogadores vai ficar complicado. Quem tiver facilidade pelos lados do campo aumenta a facilidade para vencer a partida. Por isso a preocupação e a possibilidade de entrar com os três zagueiros?, afirmou.
Abel garante que Fluminense buscará o ataque
O Fluminense precisa muito mais da vitória do que o Vasco e o técnico Abel Braga sabe disso. O treinador deixou claro durante a semana que o Tricolor é quem deverá tomar a iniciativa de atacar neste domingo. O comandante do Flu sabe que a derrota vascaína na estreia da Libertadores em nada mudará a personalidade de seus jogadores e espera um clássico muito disputado.
?O grande obstáculo é o time do Vasco. O time é muito bom. Não fez uma boa partida, como nós, mas nós conseguimos vencer (na Libertadores). Dá uma confiança. Mas deve ser um jogo muito bom. O Vasco está em posição tranquila e cabe a nós buscar o resultado?, disse.
Mesmo tendo vencido o Arsenal-ARG, os torcedores reclamaram muito da atuação da zaga, principalmente de Leandro Euzébio expulso no fim. O zagueiro, inclusive, não treinou neste sábado e fez exercícios na academia, mas sua presença contra o Vasco está confirmada. Abel defende o sistema defensivo do time das Laranjeiras, mas não descarta fazer mudanças em caso de erros individuais.
?Temos o Digão, o Gum, que está voltando. A gente vai achar a melhor dupla. Tomara que seja essa que está jogando. Se tivermos problemas na parte individual, será trocada. Nossa característica é ofensiva. Não vou jogar para trás, não tem nada a ver comigo isso. Mas parece que tudo que aconteceu de errado foi com os zagueiros. Me perdoe, mas nossos zagueiros defenderam muito bem?, defendeu.
Apesar de falar da zaga, o treinador está com dúvida em qual jogador formará dupla com Fred no ataque. Wellington Nem e Rafael Sóbis brigam por uma vaga. O meio de campo também não está definido, já que Wagner foi expulso na Libertadores, Thiago Neves entrou e foi muito bem contra o Arsenal-ARG. O camisa sete conta com o apoio do comandante e deverá começar contra o Vasco.
O Fluminense terá que superar ainda o tabu de não vencer um clássico desde o Brasileirão de 2010, quando o time venceu o próprio Vasco com um gol de Tartá. Desde então, o Tricolor disputou mais 10 jogos, com cinco derrotas e cinco empates.Abel Braga se diz incomodado com esta situação e pede aos jogadores para pôr um fim nisso.
"Isso incomoda mesmo e eu fico em cima dos jogadores. Não deixo passar despercebido. Está na hora de acabar com esse negócio. Será complicado. Fico atiçando os jogadores e falo que está na hora de ganhar", afirmou.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE
Data e horário: 12/2/2012, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio João Havelange (Engenhão), em Macaé
Transmissão: Premiere
Árbitro: Antonio Schneider (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)
Vasco
Fernando Prass; Dedé, Rodolfo e Renato Silva (Juninho Pernambucano); Fagner, Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Thiago Feltri; Diego Souza e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges
Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Rafael Sobis (Wellington Nem), Deco e Thiago Neves (Wágner); Fred
Técnico: Abel Braga