Deu Vettel em Spa-Francorchamps. Neste domingo, pelo Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, o piloto da Ferrari ultrapassou o rival Lewis Hamilton, da Mercedes, ainda na primeira volta, e não permitiu que sua liderança fosse ameaçada pelo restante da corrida, 13ª do calendário da modalidade em 2018.
Com o resultado, o alemão conquistou 25 pontos e atingiu a marca de 214 pontos na temporada. Mesmo com o segundo lugar na Bélgica, Hamilton ainda permanece na liderança da tabela de classificação dos pilotos, com 231 pontos somados.
A corrida deste domingo ficou marcada pelo acidente logo na primeira curva após a largada. A McLaren de Fernando Alonso sofreu toque por trás e “voou” no lendário circuito europeu, prejudicando diretamente e indiretamente outros quatro pilotos.
O início de corrida em Spa-Francorchamps pôde ser definido como loucura. Logo na primeira curva após a largada, Nico Hulkenberg, da Renault, perdeu o tempo de freio e acertou em cheio a traseira da McLaren de Alonso, que voou na pista e comprometeu também a Sauber de Leclerc.
Não bastasse o acidente, outros pilotos também se prejudicaram na largada: Ricciardo teve a asa traseira quebrada; Raikkonen viu seu pneu traseiro dianteiro ser furado; e, por fim, Bottas danificou a asa dianteira na confusão e teve que ir aos boxes.
Após a bandeira amarela e a entrada do safety car na pista, a corrida teve o seu reinício. Com isso, Hamilton passou a atacar Vettel, que se defendeu muito bem e passou a abrir distância para o britânico. Entretanto, enquanto a Ferrari do alemão correspondia na pista, o carro de seu companheiro de equipe deixou a desejar e, com problemas na asa, ocasionou o abandono de Raikkonen.