O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai acompanhar a primeira-dama, Michelle, na viagem a Copenhague para apoiar a candidatura de Chicago na disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A informação é do site especializado em Olimpíadas “Around the rings”.
A Casa Branca, no entanto, ainda não confirmou a ida do chefe de estado. Na segunda-feira, uma equipe da Casa Branca foi para a Dinamarca para avaliar a situação de segurança e acomodação caso Obama decida aparecer na eleição do dia 2 de outubro. Rio de Janeiro, Madrid e Tóquio são as concorrentes.
Obama já tinha enviado uma carta aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmando que o país “receberá o mundo de braços abertos”, caso Chicago seja eleita a sede dos Jogos de 2016 Na quarta-feira, o comitê de candidatura Chicago-2016 divulgou uma lista da comitiva que irá à Dinamarca.
Serão 26 atletas, sendo 14 campeões olímpicos e dois paraolímpicos, entre eles Michael Johnson, Nadia Comaneci, Nastia Liukin e Jackie Joyner-Kersee. A ausência mais sentida é a de Michael Jordan, que conquistou seis títulos pelo Chicago Bulls e este mês entrou para o Hall da Fama do basquete. O ex-jogador chegou a aparecer em alguns vídeos de apoio à candidatura.